nsc
santa

Médio Vale

Indaial recebe reconhecimento do Parlamento Europeu por trabalho desenvolvido no esporte

Evento em Bruxelas em 2022 vai nomear município como “a cidade sul-americana do desporto”

09/11/2021 - 11h09

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Evento que confirmou o reconhecimento à cidade contou com a participação de representantes do Parlamento Europeu, da Aces Europe e da Unesco.
Evento que confirmou o reconhecimento à cidade contou com a participação de representantes do Parlamento Europeu, da Aces Europe e da Unesco.
(Foto: )

O trabalho desenvolvido na iniciação esportiva vai render a Indaial em 2022 o status de “cidade sul-americana do desporto”. O mérito foi confirmado no início deste mês de novembro e o prêmio é concedido pelo Parlamento Europeu. Uma cerimônia em Bruxelas, na Bélgica, no próximo ano, vai confirmar o reconhecimento.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

O programa “Sementes”, desenvolvido pela cidade na iniciação esportiva, formação de atletas e desenvolvimento de modalidades de alto rendimento foi o principal motivador da premiação.

Ao todo, 7 mil crianças e adolescentes são englobados pelo projeto em modalidades como handebol, futsal, karate, natação, entre outros. O “Sementes” apoia financeiramente tanto técnicos como atletas. O investimento anual é de cerca de R$ 3,5 milhões.

Cinco representantes do Parlamento Europeu e da Unesco estiveram em Indaial na última semana para validar o reconhecimento a Indaial. Presidente da European Capitals and City of Sport Federation (Aces Europe), Gian Francesco Lupatelli, o secretário nacional de Alto Rendimento, Bruno Bezerra Menezes Souza, e o diretor-presidente da Fesporte, Kelvin Soares, participaram do evento.

Entre os critérios estabelecidos pelo Aces Europe para a concessão do prêmio é não apenas o investimento público, mas a parceria com a iniciativa privada para o financiamento de programas voltados ao esporte.

A premiação

O título é uma parceria entre o Parlamento Europeu e a Aces Europe, que há mais de 20 anos premia cidades e capitais europeias pela excelência em programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para diversas políticas públicas implantadas.

Em 2022 o prêmio chegará à América do Sul e irá homenagear, em Bruxelas, na Bélgica, dois municípios de diferentes Estados no Brasil. Indaial esteve na lista das cidades candidatas e agora obteve a confirmação oficial de que receberá o título no próximo ano.

Colunistas