De forma geral, as premiações servem para contemplar, recompensar e homenagear quem fez um bom trabalho em um certo período. Mas esse não é o caso do Framboesa de Ouro. Essa premiação seleciona os piores filmes, atores e diretores de um ano em questão. Continue a leitura para conhecer tudo sobre esse prêmio e quais filmes estão concorrendo ao Framboesa de Ouro 2024.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que é a “Framboesa de Ouro?”

Segundo a revista Cronos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o prêmio teve início em 1981 pelo publicitário John Wilson e pelo crítico de cinema Mo Murphy. Isso tudo iniciou porque a dupla ficou bastante incomodada com a baixa qualidade de dois musicais: “Can’t Stop The Music” e “Xanadu”.

Assim, os dois resolveram criar uma sátira do Oscar, premiando o que havia de pior no cinema dos Estados Unidos. E, logo na primeira edição, o interesse no prêmio por parte de jornalistas e críticos começou a crescer. Com isso, uma espécie de “Academia” para escolher os piores foi criada e o evento se consolidou entre os teatros de Los Angeles, todos os anos e sempre no sábado anterior ao Oscar.

Continua depois da publicidade

Entretanto, se engana quem acha que só filmes de baixo orçamento ganharam o prêmio. Obras de franquias consagradas como Transformers, Karate Kid e até Star Wars já tiveram a “honra” de levar a framboesa para casa.

Indicados ao Pior Filme em 2024

Shazam! Fúria Dos Deuses

O filme é a sequência da história que nos introduziu às aventuras do adolescente órfão Billy Batson. Nessa nova aventura, agraciado com os poderes dos deuses, Shazam e seus companheiros ainda estão aprendendo a conciliar a vida adolescente com os alter egos de super-heróis adultos. E, quando um trio vingativo de deuses antigos chega à Terra em busca da magia roubada deles há muito tempo, Shazam e seus aliados são lançados em uma batalha por seus superpoderes, suas vidas e o destino do mundo.

Continua depois da publicidade

O Exorcista: O Devoto

O filme é uma sequência do clássico de mesmo nome de 1973. Porém, dessa vez a história conta o caso de Victor Fielding, que cria sua filha Angela sozinho. Nessa história, o terror começa quando a menina desaparece e volta três dias depois, sem memória e com características de possessão demoníaca. Apesar de ser uma sinopse promissora, o terror verdadeiro é de quem assiste, e não no bom sentido.

Os Mercenários 4

No quarto filme da famosa franquia, Sylvester Stallone e Jason Statham se deparam com o gigante exército privado de um traficante internacional.

Mega Tubarão 2 

Dessa vez, Jonas precisa encarar criaturas colossais e pré-históricas do fundo do mar. Além disso, um grupo de pesquisadores dessa vez encontra uma operação de mineração que traz mais desafios. 

Continua depois da publicidade

Ursinho Pooh: Sangue E Mel 

Esse filme é mais um efeito de uma obra pós domínio público já que essa é uma releitura de terror do clássico desenho infantil. Abandonados, famintos e magoados, Pooh e Leitão voltam a ter um feroz instinto animal, deixando a personalidade amigável de lado e destruindo qualquer ser vivo que entre na Floresta dos Sonhos Azuis. Bizarro, né? E diferente das amáveis histórias deles que estamos acostumados.

Leia também

Veja os indicados a Pior Ator e Pior Atriz no Framboesa de Ouro 2024

As melhores séries da década de 80 para maratonar

Todos os vencedores do Oscar de Melhor Animação da história

Destaques do NSC Total