nsc
dc

SETE GERAÇÕES

Infográfico: conheça a família dos coronavírus

São mais de 40 vírus conhecidos pelos cientistas. Sete deles são capazes de infectar os seres humanos

19/04/2020 - 09h55

Compartilhe

Por Ângela Prestes
Por Ben Ami Scopinho
Quatro dos coronavírus causam apenas resfriados comuns.
Quatro dos coronavírus causam apenas resfriados comuns.
(Foto: )

O novo coronavírus, SARS-Cov-2, responsável pela pandemia que vem causando milhares de mortes por todo o mundo, faz parte de uma grande família, extensa e perigosa. São mais de 40 vírus conhecidos pelos cientistas, dos quais a maioria infecta apenas animais. Alguns deles, entretanto, depois de passar por um processo de mutação, recombinação e adaptação, chegaram até a raça humana.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

A pandemia de Covid-19 elevou o número de coronavírus que infectam os seres humanos para sete. Eles causam, na maioria das vezes, problemas respiratórios, que podem ir desde um resfriado até doenças mais graves. Quatro deles são responsáveis por sintomas leves: hCoV-OC43, hCoV-229E, hCoV-NL63 e hCoV-HKU1. Os outros três têm uma taxa de mortalidade alta e provocaram surtos que deixaram o mundo todo em alerta.

Conheça as sete gerações da família coronaviridae:

SARS-COV, MERS-COV E SARS-COV-2

Identificado pela primeira vez em 2002, o vírus SARS-CoV é o responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, a SARS, que causou centenas de mortes na China. Quase uma década depois, em 2012, outro membro da família, conhecido como MERS-CoV, levou a um surto da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos e na República da Coreia, entre outros países. Em dezembro de 2019 foi identificado na província de Wuhan, na China, o novo coronavírus, SARS-Cov-2, que já infectou mais de 2 milhões de pessoas por todo o mundo e deixou mais de 120 mil mortos.

coronavirus
(Foto: )

hCoV-OC43, hCoV-229E, hCoV-NL63 e hCoV-HKU1

São quatro os coronavírus responsáveis pelo resfriado comum, hCoV-OC43, hCoV-229E, hCoV-NL63 e hCoV-HKU1. Eles circulam por todo o mundo.

coronavirus
(Foto: )

Colunistas