O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou três alertas para chuvas e tempestades que abrangem boa parte do território brasileiro entre esta segunda (3) e terça-feira (4). Os avisos abrangem desde a região Sudeste e se estendem até o Norte, passando por áreas do Centro-Oeste e do Nordeste.
Continua depois da publicidade
SC será atingida por dois ciclones extratropicais com ventos de 100 km/h na mesma semana
Confira todos os estados afetados pelos alertas de chuva
- Acre
- Amazonas
- Distrito Federal
- Maranhão
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- São Paulo
- Bahia
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Pará
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Tocantins
Três alertas em vigor
O alerta de maior abrangência é amarelo, de perigo potencial, que traz um aviso de chuvas intensas para o Norte, Centro-Oeste, Sudeste e algumas áreas das regiões Nordeste e Sul. O alerta começou às 10h desta segunda e se estende até 10h de terça-feira, prevendo chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia.
Há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Continua depois da publicidade
Um outro aviso para chuvas intensas, dessa vez um alerta laranja, de perigo, vale para o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Da mesma forma, segue até às 10h de quarta-feira.
São esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 e 100 milímetros por dia. Os ventos também serão intensos nessas áreas, com rajadas de 60 a 100 km/h). Há risco de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ainda, um terceiro alerta de tempestade abrange Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Com grau de severidade de perigo potencial, o aviso tem o mesmo período de vigência e com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, de até 50 milímetros por dia. Ainda, há previsão de ventos de até 60 km/h e queda de granizo.