O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas que atingem Santa Catarina nos próximos dias. O primeiro deles, de perigo potencial, passa a valer à 00h01min desta quarta-feira (4), e avisa para a chance de tempestade no Oeste catarinense.

Continua depois da publicidade

O alerta amarelo se estende ao longo de toda a quarta-feira e prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, com ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Na quinta-feira (5) um novo alerta de perigo potencial se inicia, encerrando às 23h59min de sexta-feira (6). Há risco potencial para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, e até 50 milímetros por dia, ventos com rajadas de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo.

O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O alerta abrange todo o Oeste e Meio-Oeste do Estado, além da Serra e o Sul catarinense.

Já no próximo domingo (8), o alerta de perigo é para o acumulado de chuva, com início à 00h01min e término às 23h59min de segunda-feira (9). A chuva pode ficar entre 30 a 60 milímetros por hora e chegar a 100 milímetros por dia. O Inmet alerta para a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente nas áreas próximas ao Paraná, que incluem o Oeste e Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Veja alertas para SC nos próximos dias

Recomendações do Inmet

  • Evite enfrentar o mau tempo;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
  • Em caso de inundação ou situação similar, proteja seus pertences da água utilizando sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193);
  • Em caso de rajadas de vento:
    • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
    • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.