A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas no Centro-Sul do Brasil neste fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado (4), as mínimas podem chegar à casa dos -3°C e -6°C em algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde há previsão de geada generalizada, entre a madrugada e as primeiras horas da manhã.

Continua depois da publicidade

No total, 555 cidades estão em alerta laranja, de “perigo”, para geada. A previsão indica risco de perda de plantações, conforme o Inmet.

Além do frio intenso, o instituto prevê ventos fortes na faixa costeira, especialmente no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A condição deve manter o mar agitado e favorecer ressaca na costa dos estados do Sul e também no litoral do Sudeste.

Continua depois da publicidade

No restante do país, as temperaturas mínimas também devem cair em áreas de Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Os efeitos da onda de frio ainda serão sentidos em cidades do leste da região Sudeste.

Inmet emitiu alerta de geada para cidades da região Sul do Brasil (Foto: Inmet, Reprodução)

Veja as regiões em alerta para geada

Santa Catarina (SC)

  • Serrana
  • Oeste Catarinense
  • Vale do Itajaí
  • Grande Florianópolis
  • Norte Catarinense
  • Sul Catarinense

Continua depois da publicidade

Rio Grande do Sul (RS)

  • Metropolitana de Porto Alegre
  • Sudoeste Rio-grandense
  • Noroeste Rio-grandense
  • Centro Ocidental Rio-grandense
  • Centro Oriental Rio-grandense
  • Nordeste Rio-grandense
  • Sudeste Rio-grandense

Paraná (PR)

  • Centro-Sul Paranaense
  • Sudeste Paranaense

Domingo ainda terá chance de geada

No domingo (5), a massa de ar frio perde força e as temperaturas começam a subir gradativamente. Mesmo assim, o Inmet mantém a previsão de geada, principalmente nas serras gaúcha e catarinense.

Continua depois da publicidade

Em grande parte do interior do Brasil, o tempo segue sem previsão de chuva. As pancadas ficam concentradas na porção norte da Região Norte, enquanto a faixa litorânea do Nordeste deve registrar chuva isolada.

Na Região Sul, o início da formação de uma baixa pressão próximo à costa sul do Rio Grande do Sul aumenta as chances de chuva isolada no centro-sul gaúcho, principalmente a partir da tarde. Nas demais áreas, a previsão é de poucas chances de chuva e nebulosidade variada.

Continua depois da publicidade

Frio intenso trouxe geada na Serra catarinense por vários dias

Nova frente fria muda o tempo na segunda-feira

Na segunda-feira (6), o processo de formação de uma nova frente fria deve provocar o retorno da chuva em áreas dos estados do Sul do Brasil. De acordo com o Inmet, as temperaturas voltam a cair em algumas áreas, especialmente no Rio Grande do Sul.

A formação e a passagem da frente fria, associada à baixa pressão na costa gaúcha, favorecem pancadas de chuva, principalmente entre o sul do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

No restante do Brasil, o tempo permanece estável e sem previsão de chuva na maior parte das regiões. As exceções são a faixa norte da Região Norte e localidades do litoral do Nordeste, onde são esperadas pancadas de chuva.

“Super El Niño” de 2026 pode ser um dos mais fortes da história