A cidade de Camboriú, em Santa Catarina, recebe o UCI Gravel World Series Brazil em 8 de março. Competição classifica para o Campeonato Mundial d Gravel da UCI, em outubro, na Austrália. Nomes de destaque internacional já estão confirmados e as inscrições seguem até 2 de março — clique aqui para se inscrever.
Continua depois da publicidade
A largada será às 7h (de Brasília), no campus do Instituto Federal Catarinense, na Rua Joaquim Garcia, no Centro de Camboriú.
A prova contará com dois percursos, o Gran Fondo e o Médio Fondo. Os inscritos no percurso maior terão um trajeto de 115 km, com 2 mil metros de altimetria acumulada. Já o pelotão do percurso menor terá pela frente 70 km, com 900 metros de altimetria.
As etapas da UCI Gravel World Series podem ser disputadas com qualquer tipo de bicicleta, com exceção das motorizadas e as de contrarrelógio. A prova é aberta a ciclistas federados e não federados.
Entre os grandes nomes já confirmados estão a britânica Madeleine “Maddy” Nutt, campeã do ano passado, e a canadense Sarah Diekmeyer, que fará sua estreia na etapa brasileiral. Além disso, o belga Vervecken acompanhará de perto o trabalho da organização e também disputará a corrida.
Continua depois da publicidade
Para este ano a organização anunciou a realização de uma prova de maratona de mountain bike, com duas opções de distância: a XCM, com 70 km, e a Social Ride, com 38 km.
Eventos UCI de 2026:
- 8 de março – UCI Gravel World Series Brazil – Camboriú (SC)
- 9 de agosto – UCI Gravel World Series – Medellín (Colômbia)
- 6 de setembro – UCI Gravel World Series Chile – Santiago
- 4 de outubro – UCI Gran Fondo World Series Chile – Santiago
- 8 de novembro – UCI Gran Fondo World Series Brazil – Timbó (SC)
- 29 de novembro – UCI Gran Fondo World Series Colômbia – Bogotá

