Barra Velha, no Litoral Norte catarinense, coleciona resultados positivos em segurança pública após passar a integrar o sistema nacional Alerta Brasil da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sistema entrou em operação oficialmente nesta quinta-feira (5), mas segundo o município desde a fase de teste a ferramenta já ajuda a otimizar o investimento público e consolidar ações de segurança na cidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura de Barra Velha, as tratativas com a superintendência da PRF para a integração com o sistema nacional Alerta Brasil iniciaram em agosto de 2025. Em 22 de outubro, o município integrou todas as câmeras que fazem parte do Programa de Expansão Tecnológica e Integração entre as Cidades no sistema.

Veja fotos

Desde então, já é possível elencar os resultados da integração, de acordo com o município. Com o auxílio da base de dados nacional, ações de localização de pessoa desaparecida e recuperação de veículo foram bem sucedidas.

— A integração de câmeras municipais à plataforma Alerta Brasil é uma importante estratégia para potencializar o uso da tecnologia em prol da segurança pública. Iniciativas como essa incrementam e trazem agilidade às investigações policiais, ampliando o poder de resposta estatal no combate à criminalidade — afirma o comandante e 1º tenente da Polícia Militar, Pedro Corrêa Guerra.

Outros benefícios

A integração do município à plataforma da PRF ainda vai além de resultados na segurança pública. Segundo a prefeitura, o sistema gera um benefício orçamentário direto ao município a curto e longo prazo.

Continua depois da publicidade

O principal ganho é a dispensa de aquisição e manutenção de uma plataforma de análise de dados própria para gerenciar e processar as informações das câmeras de monitoramento da cidade. De acordo com a administração municipal, a contratação de soluções de software representa um custo elevado.

— A integração ao Alerta Brasil reforça o compromisso da gestão com a segurança, a inovação e o uso responsável dos recursos públicos. É um investimento que salva vidas, previne crimes e garante um futuro mais seguro para todos — defende o prefeito de Barra Velha, Daniel Cunha (PSD).

A delegada de titular da Comarca de Barra Velha, Milena de Fátima Rosa, ainda reforça que a integração entre os órgãos públicos é indispensável para o combate ao crime e manutenção da ordem pública, aumentando a sensação de segurança da população.

— Quando iniciativas como essa ocorrem, e vários sistemas de organizações isoladas são integrados, temos uma melhor prestação de serviço público. Ganham as instituições, com maior capacidade, e ganha a população, que recebe um serviço de excelência — afirma.

Continua depois da publicidade