Israel realizou um ataque contra o Irã e declarou estado de emergência nesta quinta-feira (12). A informação foi confirmada pelo Ministro da Defesa do país, Israel Katz. O órgão chamou de “ataque preventivo” e disse que uma retaliação com “mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperada em um futuro próximo”.
Continua depois da publicidade
O espaço aéreo israelense foi fechado como medida preventiva. Nas redes sociais, usuários disseram ter ouvido explosões na capital iraniana, Teerã. O Exército israelense alterou, depois do ataque, as orientações de segurança no país, proibindo aglomerações. Os ataques também foram confirmados à agência Reuters por dois funcionários dos Estados Unidos, que não teve envolvimento com o ataque, segundo o site Axios.
Os dois países vêm passando por tensões, com o desenvolvimento do programa nuclear do Irã, confirmado pelo país nesta quinta-feira. O governo iraniano afirmou que construiu e que ativaria uma terceira instalação de enriquecimento de material nuclear.
*Matéria em atualização
**Com informações do g1 e da CNN
Leia também
Ativista brasileiro Thiago Ávila é deportado após ser detido em Israel
Continua depois da publicidade
Israel bombardeia Gaza após impasse com reféns; ao menos 404 pessoas morreram