O Município de Itajaí abriu chamamento público para doação de bens inservíveis às organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, conforme a Lei n.º 7.721/2024. As entidades interessadas devem ter no mínimo um ano de existência, CNPJ ativo e situação fiscal e trabalhista regular. Os bens, divididos em lotes, incluem mesas, cadeiras, armários, arquivos de aço, colchonetes e outros materiais em bom estado.

Continua depois da publicidade

As vistorias podem ser feitas de 6 a 29 de agosto, das 13h às 19h, na Rua Renato Teixeira, n.º 115, bairro Ressacada. As inscrições seguem até 8 de setembro, com entrega de envelope com a documentação exigida no edital, disponível no site do município. Caso haja mais de uma solicitação para o mesmo lote, a seleção será feita por sorteio.

VÍDEO: Em ato rápido, policial salva homem engasgado em restaurante de Itapema

Município de Itajaí recupera mais de 500 itens amontoados

Antes do chamamento, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas recuperou mais de 500 itens que estavam amontoados e destinados à sucata. Desde janeiro de 2025, a pasta iniciou um trabalho minucioso de triagem e reaproveitamento de bens inservíveis — materiais públicos danificados, obsoletos ou fora de uso que muitas vezes são descartados sem avaliação.

— O espaço onde esses materiais eram armazenados estava completamente desorganizado. Havia de tudo misturado, como cadeiras, arquivos, móveis e equipamentos eletrônicos. Era impossível saber o que poderia ser reaproveitado — destacou o secretário Jefferson Espindula.

Continua depois da publicidade

Após a triagem, os itens em bom estado foram recuperados e voltaram a ser usados nas secretarias municipais. Embora ainda não haja uma estimativa do valor economizado, a secretaria ressalta que foram anos de acúmulo sem controle, o que dificulta mensurar o impacto financeiro exato.

O intuito é dar utilidade aos materiais recuperados, a fim de promover a eficiência no uso dos recursos públicos.

Leia mais

Fotos mostram a evolução da região mais cara do Brasil e vitrine de luxo em Balneário Camboriú

Beto Carrero World é eleito o segundo melhor parque de diversão do mundo