Um jacaré-açu de aproximadamente 1,2 metro invadiu uma casa e tentou atacar cachorros em Joinville na noite da última segunda-feira (17). Os Bombeiros Voluntários precisaram ser chamados pelos moradores para fazer o resgate do animal silvestre e devolvê-lo ao habitát natural antes que alguém ficasse ferido.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O caso aconteceu por volta das 22 horas na rua Anaburgo, no bairro Vila Nova. Os moradores já haviam notado a presença do animal na região desde sexta-feira, mas estavam em dúvida se era um jacaré ou um lagarto. A resposta veio na noite da última segunda-feira, quando ele entrou no quintal da casa e a família precisou chamar os bombeiros.

Segundo o sub-chefe da unidade dos bombeiros no bairro Vila Nova, Isaias Pond, o jacaré-açu hiberna durante o dia e se movimenta de noite, quando também sai para caçar. A suspeita é de que o animal estivesse em busca de comida.

– O dono da casa tinha um pequeno lago, com viveiro de peixes. Provavalmente, esse animal foi atrás de alimento porque ali não era o seu habitát natural. Não tinha nenhum curso d’água próximo para ele ter chegado até ali – conta Pond.

Continua depois da publicidade

O jacaré foi encontrado em uma área onde estavam dois dos três cachorros da família. Moram na residência um casal e o filho de 11 anos. Como eles foram rápidos em chamar o resgate, isolar os cachorros e também não mexeram no animal, ninguém ficou ferido.

Os bombeiros levaram cerca de 15 minutos para realizar a captura do jacaré. Ele foi encaminhado até a Polícia Militar Ambiental para avaliação e, em seguida, solto no habitát natural, na Estrada Arataca, também no bairro Vila Nova.

Cachorros quase foram atacados pelo jacaré
Cachorros quase foram atacados pelo jacaré (Foto: Arildo Palermo, NSC TV)

Orientação é para não se aproximar do animal e chamar o resgate

Apesar de não ser comum o aparecimento de jacarés em residências, a orientação para a população é chamar os bombeiros ou a Polícia Militar Ambiental para fazer o resgate. O mesmo serve para o caso de qualquer outro animal silvestre.

Continua depois da publicidade

Em entrevista a CBN Joinville, o líder do Grupo de Resgate de Animais Silvestres (Gras) dos Bombeiros Voluntários, Fábio Silvério, explicou que os animais domésticos devem ser afastados do local e o resgate acionado imediatamente.

– Você nunca deve se aproximar dele ou maltratá-lo. Se for encurralado, ele vai ter o instinto de defesa e atacar – alertou.

O jacaré é um bicho carnívoro que se alimenta de pequenos animais, como peixes. Geralmente, bichos silvestres aparecem nas casas à procura de abrigo ou comida, mas pegam apenas o que precisam e podem até deixar o local sem necessitar do auxílio de resgate.

Leia também:

> Joinville abre mais de 220 vagas de emprego; salários variam até R$ 3,5 mil

Continua depois da publicidade

> Joinville altera toque de recolher e regras em estabelecimentos em novo decreto