O tenista João Fonseca conquistou o primeiro título do ATP 500 na Basileira, na Suíça, neste domingo (26), após vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, por 2 sets a 0. As parciais foram de 6/3 e 6/4.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, é a maior conquista de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Guga Kuerten no Master 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, em 2001. Com isso, o tenista de 19 anos deu um salto no ranking e se torna o 28º do mundo.

O brasileiro começou com uma quebra de serviço no segundo game. Em seguida o espanhol tentou responder e teve dois break points, mas João Fonseca conseguiu uma sequência de saques para virar o game em 3/0. O destaque fica para um dos saques, que chegou a 232km/h.

Segundo informações do ge, o brasileiro teve dois set points no saque de Fokina no oitavo game, que se salvou com saques fortes. Sacando para o set, o tenista de 19 anos fechou a parcial na quarta oportunidade: 6/3.

No segundo set, João Fonseca seguiu com o ritmo alto e teve um triplo break point no primeiro game. Apesar de Forkina salvar os dois primeiros, não conseguiu evitar a quebra na terceira oportunidade.

Continua depois da publicidade

O tenista de 19 anos teve mais uma chance de quebra no sétimo game, fazendo o espanhol jogar a raquete no chão, de raiva. No nono game, Fonseca teve um break e match point, que Fokina evitou. Sacando para o título, João venceu o game sem ceder pontos: 6/4.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Com o título, João Fonseca ocupa o 28º lugar, sendo o 6º melhor brasileiro da história entre homens e mulheres.

O próximo compromisso de João Fonseca é a disputa do Master 1000 de Paris, que começa nesta segunda-feira (27), e estreia contra o canadense Denis Shapovalov, mas com data e horário ainda sem definição.