João Fonseca conquistou, no domingo (26), seu primeiro título de um ATP 500, na Basileia, Suíça. Após a vitória, por 2 sets a 0, sobre o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (18º), o brasileiro revelou que fez uma promessa em decorrência do maior feito de sua carreira.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do tenista brasileiro João Fonseca
Está também é a maior conquista de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Guga Kuerten no Master 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, em 2001. Com isso, o tenista de 19 anos deu um salto no ranking e se torna o 28º do mundo, sendo o 6º melhor brasileiro da história entre homens e mulheres.
Promessa de João Fonseca
Segundo informações do ge, o brasileiro revelou em entrevista que a promessa é relacionado com algo que ele tem muito apego: o cabelo. Guilherme Teixeira, técnico de João Fonseca, sugeriu a “prenda” como forma de tirá-lo da zona de conforto.
— Minha namorada vai odiar, eu nem comentei com ela. É algo que eu tenho com a minha equipe. O Guilherme chegou para mim e falou, ‘se a gente ganhar algum torneio dessa gira, você vai ter que raspar o cabelo’. Eu falei ‘tá bom’. Aí na hora que ganhei ele já olhou para mim e fez o gesto com a mão. No futuro breve vai ter um João com cabelo raspado — explicou.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Continua depois da publicidade
Antes, Fonseca e sua equipe já brincaram com a promessa de raspar o cabelo do tenista. O jovem conquistou em 2023, aos 17 anos, o título do US Open da categoria juvenil e em seguida ficou careca.
— Eu tinha feito a promessa no começo daquele ano que se eu ganhasse um Grand Slam eu tinha que raspar o cabelo. Só que depois eu fiquei nessa de ‘não vou raspar, não vou raspar’. Aí eu tive uma pequena lesão em 2023, logo depois do US Open, e eu falei ‘cara, vai dar zica, eu vou ter que raspar, foi promessa, eu vou ter que raspar’. Aí eu cheguei um dia em casa e raspei — lembrou.
Próximo compromisso do brasileiro
João Fonseca disputará o Master 1000 de Paris, que começa nesta segunda-feira (27), e estreia contra o canadense Denis Shapovalov, mas com data e horário ainda sem definição.
— Desde criança eu gosto de jogar grandes jogos, eu acho que o nervosismo antes do jogo, a tensão, o frio na barriga, eu gosto de sentir isso. Eu sou jovem, ainda estou processando, ainda me desenvolvendo, mas ao mesmo tempo jogar grandes campeonatos, em quadras importantes é um grande prazer. Eu estou apenas jogando tênis, jogando o esporte que eu amo — concluiu.
Continua depois da publicidade
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão












