Mais duas mortes por dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde de Joinville nesta terça-feira (18). Com isso, a cidade chega a seis óbitos em decorrência da doença nesta 2023.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Dengue em SC passou de caso raro para epidemia e emergência em saúde em uma década

As vítimas mais recentes foram duas mulheres, ambas com comorbidades. A idosa, de 94 anos, era moradora do Aventureiro e faleceu no hospital no dia 8 de abril. Já a outra tinha 31 anos, era moradora do Ulysses Guimarães e morreu no dia 15 de abril.

Neste ano, 4,5 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas casas.

Continua depois da publicidade

Medidas para evitar a doença

A forma mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas casas ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Até agora, os bairros, Comasa, Jardim Paraíso e Bom Retiro registraram o maior número de casos.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

Por meio do site da prefeitura, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.

Continua depois da publicidade

Leia também

Serra de Corupá é interditada pela sexta vez em quatro meses após novo deslizamento

Proposta para novo Plano Viário de Joinville chega na Câmara; atual lei completa 50 anos

Editais suspensos em Joinville nas últimas semanas, para revisão, somam R$ 177 milhões

Destaques do NSC Total