nsc
an

Clima

Joinville e Jaraguá do Sul registram 49º e 51ºC de sensação de calor nesta terça-feira 

Temperaturas combinadas com a umidade relativa do ar fizeram com que o desconforto fosse ainda maior nestas cidades

18/02/2020 - 16h17 - Atualizada em: 18/02/2020 - 16h38

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
Mirante de Joinville
(Foto: )

O calor em Joinville e Jaraguá do Sul nesta terça-feira (18) chegou a índices recordes em 2020. Em Joinville, o termômetro marcou 37º, mas o índice de calor chegou a 49ºC durante a tarde, segundo os registros do Epagri/Ciram.

Jaraguá do Sul "castigou" ainda mais os moradores: a sensação percebida por quem caminhava ao ar livre era de 56ºC. Por volta das 16 horas, a temperatura em Jaraguá ainda era de 37ºC, com índice de calor de 51ºC.

O índice de calor é uma forma de medir o desconforto causado pela temperatura levando em conta a umidade relativa do ar. A meteorologista Marilene de Lima, do Epagri/ Ciram, explica que a temperatura alta combinada à umidade relativa do ar alta levam a esta sensação, que é diferente da temperatura.

Nesta terça-feira, por exemplo, a umidade relativa na hora das temperaturas mais altas estava em 72% em Joinville e em 61% em Jaraguá do Sul. Porto União, no Planalto Norte, por exemplo, não tinha uma temperatura muito diferente de Joinville — chegou a 34ºC — mas a umidade relativa do ar era de 52%, fazedo com que a "sensação" de calor não fosse muito diferente da marcadas nas estações meteorológicas, com 36ºC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas