Na manhã desta terça-feira (21), um grupo com dez servidores da Prefeitura de Joinville viajou com destino ao município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, na segunda etapa da missão de apoio aos gaúchos atingidos pelas enchentes nas últimas semanas. A equipe é formada por quatro servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), quatro da Secretaria de Assistência Social (SAS), um da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e um da Secretaria de Educação (SED). Os funcionários devem se integrar às equipes de trabalho no município gaúcho.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, uma missão precursora esteve na região para entender e mapear as demandas mais urgentes na fase de recuperação e reconstrução do município. Em entrevista à CBN Joinville nesta terça, o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo, explicou as ações que serão coordenadas por parte da comitiva.

—  A nossa Defesa Civil já tem uma experiência adquirida com os eventos climáticos que tivemos aqui em Joinville, em menor proporção, mas podemos contribuir na parte operacional e técnica com nosso plano de contingência adaptado à região deles — afirmou Rigo.

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Além da recuperação de infraestrutura de Guaíba, demandas relacionadas à educação e cadastros para assistência social devem receber maior atenção da equipe joinvilense durante a missão. Rigo mencionou as principais atividades das outras pastas do município em solo gaúcho.

Continua depois da publicidade

—  Nossa equipe de assistência social também possui grande expertise no cadastramento das pessoas atingidas, para que elas possam receber os benefícios. Profissionais de educação e da Seinfra também estão indo conosco para ver in loco o que vão precisar, para que depois possamos mandar máquinas e materiais de educação para ajudá-los — disse.

A previsão de retorno da equipe é para o próximo sábado (25), mas não está descartado que novas pessoas sejam enviadas em esquema de revezamento, para evitar desgastes físicos e emocionais em períodos muito longos da missão. O secretário comentou a evolução da situação na região após os primeiros alagamentos.

—  As águas da maior parte dos bairros em Guaíba já baixaram, agora vem o processo de limpeza das casas, escolas, unidades da prefeitura. É um trabalho muito grande, mas eles estão melhores estruturados em relação ao início, tem muito apoio chegando de vários lugares. Mas Joinville abraçou a cidade de Guaíba, por isso nosso foco está lá —  concluiu.

Situação de Guaíba

A cidade de Guaíba fica na Região Metropolitana de Porto Alegre e tem 95 mil habitantes. Na localidade, há cerca de 57 mil pessoas desabrigadas, sendo 38 mil de Guaíba e outras 19 mil de Eldorado do Sul, município vizinho que também foi atingido. Na última semana, a prefeitura de Joinville formalizou o apoio ao município gaúcho e enviou os primeiros profissionais para o mapeamento da região. O município também realizou uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado para entender os trâmites legais do auxílio.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da equipe de Joinville

Leia também

Terminais de ônibus de Joinville terão vacinação contra gripe nesta semana; veja quais

Com o pior movimento em 30 anos, Ceasa de Joinville aguarda por reforma

Bernardinho improvisa ex-Joinville Vôlei na estreia do Brasil na Liga das Nações

Destaques do NSC Total