nsc
an

Pandemia

Joinville salta de 408 para 1,2 mil casos ativos de Covid após erro em sistema

Casos notificados pelo município desde o início da pandemia não estavam sendo contabilizados no sistema nacional

22/09/2021 - 17h02

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Teste para diagnóstico de Covid-19
Teste para diagnóstico de Covid-19
(Foto: )

Joinville teve um salto de 408 para 1280 casos ativos de Covid-19 nesta quarta-feira (22) após a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) corrigir os dados de todo o Estado. Segundo o órgão estadual, casos notificados pelos municípios não estavam sendo contabilizados no sistema nacional e no painel de Santa Catarina.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Com isso, a maior cidade do Estado volta a ser também o município com mais pessoas infectadas com o coronavírus. No boletim divulgado na última terça-feira, Florianópolis estava a frente de Joinville, com 646 casos ativos. Após a atualização, a capital aparece com 621.

Segundo a Dive, o trabalho de atualização dos dados reclassificou 20.488 casos, sendo 17.787 adicionados ao atender novos parâmetros de classificação e 2.701 excluídos por apresentarem erros de registro ou estarem duplicados. Com isso, houve impacto de 15.081 casos de Covid em todo o Estado.

> Receba os destaques de Joinville e região no seu e-mail

Antes da atualização, o Estado apresentava 4.943 casos ativos, mas houve aumento para 8.508 após as correções. Os municípios com maior número de casos ativos são Joinville (1.280), Florianópolis (621), Chapecó (432), Blumenau (415) e Itajaí (326).

O número de mortes não teve alteração porque os óbitos são notificados por outro sistema. Até quarta-feira, Joinville contabiliza 1.889 vítimas da Covid. Foram 113.812 pessoas diagnosticadas com a doença desde o início da pandemia.

Mudanças nos dados em toda a região

O problema aconteceu também em outras cidades do Norte de Santa Catarina. Dos 26 municípios, apenas São João do Itaperiú permanece com os dados inalterados. No momento, nenhum morador está infectado com o vírus na cidade.

Já em Irineópolis, que aparecia sem casos ativos na atualização de terça-feira, agora registra 11 pessoas infectadas, segundo os dados corrigidos pelo Estado.

O maior aumento aconteceu em Joinville, que triplicou os casos ativos. Em Jaraguá do Sul, o salto também foi expressivo, passando de 41 para 184. É a segunda cidade da região com mais pessoas infectadas com o vírus.

Leia também:

Norte de SC tem 11 cidades acima da média estadual na vacinação com duas doses contra Covid

Prefeitos pedem que vacinação de adolescentes contra Covid seja mantida

Vacina da Pfizer é segura e eficaz para crianças de 5 a 11 anos, diz fabricante

Joinville vê retorno seguro de alunos às aulas presenciais; pais e especialista avaliam modelo

Colunistas