A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deu início às sessões do ano legislativo de 2026 na tarde desta terça-feira (3), com a leitura da mensagem pelo governador Jorginho Mello (PL). O chefe do Executivo estadual discursou por cerca de 10 minutos e falou sobre ações do governo e a relação da gestão com os deputados estaduais. (reveja abaixo)

Continua depois da publicidade

A mensagem destacou ações do governo do Estado desde o plano de ajuste fiscal (Pafisc), apresentado no início do mandato, que segundo o governador permitiu economia de R$ 1 bilhão no primeiro ano e obras e avanços nos anos seguintes.

Jorginho afirmou que 100% das promessas do plano de governo foram executadas ou estão em andamento. O governador destacou também ações em áreas como a educação, com o programa Universidade Gratuita e o projeto voltado ao ensino técnico Catec, e mobilidade, com as melhorias em rodovias feitas pelo programa Estrada Boa e o lançamento do estrada Boa Rural, voltado a obras em vias do interior.

— Acredito piamente que estamos trabalhando para construir o melhor estado do Brasil. Que Santa Catarina ganhe sempre. É o único que tem que ganhar, com todo o esforço que cada um de nós fazemos — afirmou o governador.

Veja fotos da ida de Jorginho à Alesc

Continua depois da publicidade

Jorginho também destacou as forças de segurança e os indicadores do Estado.

– Somos hoje o Estado mais seguro do Brasil, temos a menor taxa de homicídio e uma queda consistente dos principais índices de criminalidade. Valorizamos as forças de segurança com reforço do efetivo e reajuste salarial – destacou.

A sessão foi conduzida pelo 1° vice-presidente da Alesc, Fernando Krelling (MDB) – o presidente Júlio Garcia (PSD) fez exames médicos nesta terça-feira e não chegou a tempo da sessão.

Ao final da sessão, Krelling também prometeu empenho ao longo do ano na votação dos projetos.

– Essa é a primeira sessão do ano, de um ano atípico, ano eleitoral, mas a nossa responsabilidade pública está acima de qualquer função. Então, o Estado de SC com certeza terá um ano exitoso, de muito trabalho aqui, e os processos e projetos do Executivo e do Legislativo vão tramitar com celeridade – anunciou.

Confira a abertura do Legislativo

Entre deputados, a expectativa para o ano legislativo é sobre como as composições eleitorais visando a disputa nas urnas em outubro poderá afetar a relação entre partidos e entre governo e oposição ao longo do ano. A Alesc também deve divulgar um calendário especial para antecipar sessões e reduzir o ritmo nos 45 dias de campanha eleitoral.

Continua depois da publicidade

A primeira reunião com votação de projetos está marcada para a tarde desta quarta-feira (4). Na próxima semana há o retorno das comissões, que terão em pauta vetos do governador a projetos aprovados no fim do ano passado.