O jovem José Henrique Kantovick acaba de estampar uma página da Revista Caras de Portugal. Nascido em Ituporanga e criado em Imbuia, duas cidades vizinhas localizadas no Alto Vale do Itajaí, ele ganhou reconhecimento pelo trabalho como cabelereiro e maquiador de estrelas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Imbuia e região por WhatsApp
O convite para compor a publicação trouxe à tona a trajetória do rapaz que deixou o interior de Santa Catarina para ganhar o mundo com pincéis e escovas trabalhando principalmente com noivas. Foi ele, inclusive, que produziu a atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues, que se casou em Portugal.
— Quando te convidam e te oferecem um espaço assim é realmente gratificante. É reconhecimento de algo que se tornou natural na tua vida — admite o catarinense.
Inspiração veio da mãe
Kantovick, hoje com 32 anos, cresceu vendo a mãe cortar o cabelo dos parentes e logo aprendeu com ela a fazer tranças. Recorda que por volta dos 13 anos de idade fez o primeiro penteado. A paixão pela profissão começava ali, mas ele nem imagiva o que o futuro lhe reservava.
Continua depois da publicidade
Tanto que trabalhou como vendedor e no setor administrativo de um banco. Mas nas horas vagas, quando surgia cliente, lá estava ele preparando penteados. Kantovick chegou a começar a faculdade de engenharia civil, porém não levou muito tempo para entender qual era sua real vocação.
Por algum tempo ele tentou conciliar o trabalho fora, a graduação e os cabelos na sala de casa. Começou até a fazer maquiagem a pedido das clientes. Mas em 2021 decidiu deixar Imbuia e se mudar com o companheiro para Portugal, conhecido como destination wedding.
Em 2023, quando o ator Ricardo Pereira renovou os votos de casamento em cerimônia em Portugal, foi o catarinense quem produziu a esposa dele, a empresária Francisca Pereira. Quando Kelly Key passou pelo país também ficou aos cuidados do profissional.
Continua depois da publicidade
Kantovick atende clientes do mundo inteiro atualmente. O caminho é desafiador e gratificante.
— Se me perguntassem o que mais contribuiu pra minha carreira estar crescendo, é a dedicação e principalmente esquecer que o medo pode te dominar. Muitas vezes fui trabalhar com medo. Medo de não deixar as pessoas felizes, de não saber falar inglês com a cliente, de não conseguir entregar a elas o que elas tinham de expectativas. Aprendi a olhar com carinho para esses medos e usar eles para melhorar meu profissionalismo — conta.
A temporada de casamentos em Portugal geralmente vai de março a outubro. Enquanto isso, o período é de testes de maquiagem e cabelo. E aí Kantovick tem pelo menos uma cliente por dia.
Ele conta que somente este ano tem mais de 50 noivas na agenda e cerca de 70 eventos. O catarinense, inclusive, tem uma equipe para atender as convidadas das noivas e quando está com a agenda livre ajuda outros colegas de profissão.
Quando o assunto é futuro, ele tem um projeto em mente: abrir agenda para noivas de luxo em Santa Catarina no verão brasileiro.
Continua depois da publicidade
— Eu tenho imenso orgulho em dizer de onde eu vim para todas as minhas clientes. Atendo muitos casais catarinenses que escolhem Portugal como destination wedding e fico encantado junto com eles a viver esse sonho — frisa.
Leia também
Seleta lista da Forbes coloca jovem do interior de SC como destaque de 2024




