Na calada da noite, entre câmeras de monitoramento e miados da “vila dos gatos”, um ladrãozinho improvável deu as caras no Centro de Blumenau. O alvo era um pote de ração felina e o meliante era um guaxinim, também conhecido como “mão-pelada”, que mora na região. Quem desmascarou o intruso foi a moradora Cris Luchtenberg, protetora da causa animal, que há dois meses percebeu as visitas noturnas suspeitas na colônia de gatos que mantém no quintal.

Continua depois da publicidade

Na rua, Cris construiu duas estantes no muro de casa em que ficam os potes de ração para os gatos de rua. Há também um pequeno buraco de entrada na parede, que dá acesso aos felinos ao quintal da residência. Lá, ficam as casinhas com cobertores, água e mais comida para os gatinhos que buscam refúgio. Para a segurança e monitoramento, a protetora instalou câmeras e foi assim que começou a fazer os flagras do guaxinim. As imagens, divulgadas pela primeira vez na página Fauna Blumenau, mostram o mão-pelada tentando alcançar um dos pratos de ração em uma cena quase cômica.

— Como a gente mora bem próximo aqui da mata, que fica perto do Parque Hering, provavelmente ele deve ter vindo dali porque tem muitas frutas na região. Então, tem dias que ele não aparece, tem dias que ele aparece, porque tem bastante alimento aqui ao redor — explica a moradora.

Confira alguns dos flagras e a “vila dos gatos”

Quando Cris começou a fazer os flagras do guaxinim, foi atrás de instituições para entender o que seria o mais adequado a fazer. Os especialistas orientam que deixar comida exposta, seja ração ou restos, atrai esses animais silvestres e pode gerar riscos tanto para eles quanto para as pessoas. Por isso, ela não o alimenta diretamente e garante que a ração para os gatos de rua fiquem em prateleiras elevadas nos muros.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, o mão-pelada segue como visitante ilustre da madrugada. Um fora da lei simpático, que troca as frutas da mata pelo banquete urbano destinado aos felinos sem um lar.

Veja a tentativa do furto de ração

Leia também

As atrações que prometem encantar os desfiles de um dos maiores eventos de Natal de SC