Lages, na Serra catarinense, será palco do I Simpósio Catarinense de Prevenção e Controle do Câncer, um encontro inédito que reunirá profissionais da saúde, pesquisadores, gestores, representantes de instituições públicas e privadas e sociedade civil catarinense.
Continua depois da publicidade
O evento ocorre no dia 13 de outubro, a partir das 8h30min, no Centroserra Convention Center, com o objetivo de discutir estratégias integradas de prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e cuidado às pessoas com câncer.
A programação do simpósio terá palestras e debates sobre a rede de atenção à prevenção e controle do câncer em Santa Catarina, os impactos das legislações federais sobre o tema, além de desafios e perspectivas para o diagnóstico precoce e o acesso aos serviços de oncologia no estado e no Brasil.
O simpósio busca fomentar a troca de experiências, apresentar iniciativas regionais e fortalecer a rede de atenção oncológica em Santa Catarina. Ele é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) e Prefeitura de Lages.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.
Continua depois da publicidade
Programação completa
- 7h30min – Credenciamento
- 8h30min – Abertura
- 9h – Contexto da Rede de Atenção à Prevenção e Controle do Câncer em Santa Catarina
- 10h30min – Os impactos das Leis Federais nº 12.732/2012 e nº 13.896/2019 e da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
- 12h15min – Intervalo para almoço
- 14h – Desafios para garantir o diagnóstico e o tratamento precoce: organização do acesso aos serviços de referência em oncologia no estado
- 15h30min – Perspectivas de avanço na prevenção e controle do câncer em Santa Catarina e no Brasil
- 17h30min – Mesa de encerramento
Leia também
Rematrículas para educação municipal estão abertas em Lages; saiba como garantir a vaga
