Laguna já acelera os preparativos para a temporada de verão 2025/2026. Segundo a Secretaria de Turismo e Lazer, o município deve receber um fluxo de visitantes superior ao registrado nos últimos anos, impulsionado pelo calendário de eventos, pela rede hoteleira aquecida e pela retomada das grandes festas.
Continua depois da publicidade
A abertura oficial da temporada ocorre neste sábado (22), com trio elétrico na Praia do Mar Grosso. A partir daí, a cidade entra em uma sequência intensa de programações que incluem Réveillon, Pré-Carnaval, Carnaval de rua e blocos tradicionais no Porto e em outros bairros.
A agenda já confirmada reúne eventos como o Botequim da Praia, em 13 de dezembro; Na Fazenda e o Sunset na Praia no dia 27; além da Vibe Divina, do Réveillon Viva no Porto Pesqueiro, da Porcada Summer no dia 10 de janeiro e da Churrascada que acontecem no dia 17 de janeiro.
O Sesc Verão também retorna entre 8 e 20 de janeiro, com quatro shows nacionais. Em fevereiro, acontecem o Preview do Bloco Rosa no dia 1º e o Desfile Oficial das Escolas de Samba, no dia 7.
Laguna tem atualmente 44.060 habitantes fixos. Embora não haja estimativa oficial consolidada para esta temporada, a Secretaria de Turismo afirma que a procura na rede hoteleira já indica um verão acima da média, especialmente por conta dos shows nacionais e dos blocos carnavalescos, que atraem grande público.
Continua depois da publicidade
Para receber os visitantes, o município trabalha em ações de infraestrutura. As secretarias de Turismo, Obras, Planejamento e Segurança atuam de forma integrada na manutenção dos espaços públicos, na organização das praias, no ordenamento das atividades turísticas e no reforço da limpeza urbana.
A Secretaria de Turismo também solicitou à Polícia Militar o aumento do efetivo para a alta temporada. O objetivo é garantir mais segurança para moradores e turistas durante os principais eventos.
O comércio local vive um momento de forte organização. Empresários estão mobilizados em núcleos como o do Centro Histórico e o do Mar Grosso, que se reúnem regularmente para planejar ações, discutir melhorias e qualificar o atendimento durante o verão.
As atividades náuticas regulamentadas devem ganhar novas opções no próximo ano. Além disso, o município está instalando novas placas de sinalização nas áreas de observação dos botos da pesca cooperativa e nos locais de avistamento de baleias.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Turismo segue visitando estabelecimentos e atrativos da cidade, identificando demandas e instalando o QR Code do Portal do Turismo. A expectativa é que essas ações, somadas à programação antecipada, deixem Laguna ainda mais preparada para receber o maior verão dos últimos anos.
