O talento de Lamine Yamal esteve perto de vestir a camisa do Espanyol antes de ser descoberto pelo Barcelona. Aos seis anos, o garoto se destacava na escolinha La Torreta e já tinha um acerto praticamente fechado com o clube blanquiazul — até que um e-mail de um olheiro do Barça mudou tudo.

Continua depois da publicidade

Em 2014, Isidre Gil, responsável por captar jovens promessas na região do Vallès, recebeu uma indicação de Juan Manuel Gascón, coordenador da La Torreta. O recado era claro: havia um “menino excepcional” jogando por lá. No dia seguinte, Gil foi assistir a uma partida da equipe mirim e saiu convencido do talento de Lamine.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Confira também: Veja fotos de partida entre Barcelona e Inter de Milão pela Champions

Continua depois da publicidade

Na época, o garoto havia começado na escolinha após a separação dos pais e a mudança da mãe para Granollers, onde passou a trabalhar em um McDonald’s próximo ao local de treinos da La Torreta. Encantado com o que viu, Gil avisou Óscar Hernández, responsável pelas categorias entre 5 e 7 anos do Barcelona. Hernández quis conferir pessoalmente, mas Lamine estava viajando ao Marrocos, terra natal do pai.

Foi então que o presidente da La Torreta alertou que o jogador já tinha tudo encaminhado com o Espanyol. Mesmo sem vê-lo em campo, Hernández confiou no relato de Gil e agiu rápido, mandando um e-mail urgente a Marc Serra, coordenador do futebol de 7 do Barça: “Devemos fechar isso ainda esta semana, pois em fevereiro esse clube assinará com o Espanyol”.

Logo após voltar à Catalunha, Lamine e sua mãe foram convidados para um treino com o pré-benjamim A da La Masia — uma categoria acima da idade dele. Ao final, o colocaram num jogo contra meninos de oito anos. A diferença física não foi problema: ele brilhou e impressionou Albert Puig, então diretor da base, que considerou aquela uma de suas últimas grandes decisões no cargo.

Hoje, com apenas 17 anos, Lamine Yamal impressiona o mundo do futebol com números de veterano. Mesmo sem ter alcançado a maioridade — ele completa 18 anos em 13 de julho — o atacante já soma 103 partidas como profissional, somando Barcelona e seleção da Espanha.

Pelo clube catalão, estreou em 2022/23 e não parou mais: 23 gols e 28 assistências. Na temporada atual, é titular absoluto e já marcou 16 vezes, além de ter dado 21 passes para gol. Pela seleção, participou de 17 jogos, foi campeão da Euro e eleito o melhor jovem da competição. Lamine atingiu essa marca de 100 partidas oficiais mais rápido do que nomes como Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé.