O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, passará a contar com mais voos da Latam. A empresa ampliará de 7 para 12 os voos semanais a partir de junho. O investimento foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (19), após reunião do governador do Estado com a companhia aérea.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A companhia liga o município ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que realiza conexões para outros estados e países. A Latam foi a primeira empresa com voos regulares a chegar em Jaguaruna, em 2015. 

Foto: Thiago Kaue, Secom, Divulgação

Aumento gradativo de voos

Em 24 de junho, a operação da Latam na rota Jaguaruna-Guarulhos passará de 7 para 10 voos semanais e, a partir de 26 de outubro, chegará a 12 por semana. As conexões são realizadas com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. 

Continua depois da publicidade

Segundo o governo de Santa Catarina, a decisão se deu com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação. A reunião contou com o governador Jorginho Melo, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e com o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo. 

Atualmente, a linha aérea opera 96 voos por semana em Florianópolis, 14 voos em Chapecó, 54 em Navegantes e 7 em Jaguaruna.

Investimento foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (19) (Foto: Leo Munhoz, SECOM, Divulgação)

Ampliação do aeroporto

Após leilão no fim de 2024, a concessão patrocinada do Aeroporto de Jaguaruna pelos próximos 30 anos foi definida. O Consórcio Aeroportuário Regional Sul, formado pelas empresas RDL e Planaterra, foi o vencedor e irá atuar na exploração, manutenção e expansão do local. Considerando a parceria público-privada (PPP), o investimento estimado no projeto ao longo de 30 anos pode passar dos R$ 70 milhões. 

Continua depois da publicidade

O consórcio vencedor ficará responsável por melhorias operacionais e de infraestrutura, devendo investir no mínimo R$ 38 milhões durante o período do contrato, sem considerar custos operacionais. Serão realizadas obras de adequação das pistas, ampliação e reforma do terminal de passageiros, além de um aumento de capacidade para usuários e bagagens no aeroporto. 

O Aeroporto de Jaguaruna movimenta cerca de 11 mil passageiros por mês, chegando a 133 mil em 2023. O pico de operações foi registrado em 2017, com 143 mil passageiros. Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano.

Leia também

Consórcio Aeroportuário Regional Sul é o vencedor do leilão do Aeroporto de Jaguaruna

Com dois de SC na lista, número de aeroportos com voos suspensos pela Azul chega a 16

Azul suspende operações em aeroporto de SC pela segunda vez