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    Learnability: entenda a habilidade mais exigida pelo mundo do trabalho hoje 

    Capacidade de aprender e atualização corporativa são necessárias para se manter preparado para o mundo do trabalho 

    09/11/2020 - 17h29 - Atualizada em: 17/11/2020 - 10h11

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    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Learnability: entenda a habilidade mais exigida pelo mundo do trabalho hoje
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    Se tem uma coisa que todos nós aprendemos nesse momento de pandemia foi que tudo pode mudar rapidamente e que temos que estar preparados para essas mudanças. Por isso, é necessário que os profissionais tenham a chamada "learnability", palavra que define justamente a habilidade de aprender sempre e de se atualizar conforme a demanda do mundo do trabalho.

    Reynaldo Gama, CEO da HSM, mais completa plataforma de educação corporativa do país, e Co-CEO da Singularityu Brazil, destaca que o período tem sido um grande laboratório para as empresas e profissionais se desenvolverem.

    — Muitas pessoas encaram a pandemia como um processo de aprendizado e estão aproveitando este período para revisão de processos, desenvolvimento dos times e aprendizado corporativo — explica.

    Nesse cenário, os profissionais que prezam pelo lifelong learning – o aprendizado constante – são favorecidos. Para Gama, o aprendizado ao longo da vida não é uma tendência, mas um imperativo para os tempos atuais.

    — Investir em educação e capacitação sempre foi fundamental no mundo do trabalho. Mas, com a intensificação das mudanças no mercado e na sociedade de forma geral, para se manter relevante, é fundamental que haja disponibilidade e abertura para aprender constantemente — garante.

    Capacidades socioemocionais e domínio das tecnologias são exigências do mundo do trabalho

    Não existe um momento certo para se buscar uma qualificação ou especialização. Toda hora é hora, já que o mundo do trabalho está em constante atualização e os profissionais precisam acompanhá-lo.

    — É necessário que as pessoas e as organizações aprendam a trabalhar de forma ágil para resolver problemas complexos; a importância das relações de confiança e colaboração; a necessidade de uma gestão mais humanizada e integral; além de questões voltadas ao trabalho remoto, como ferramentas, comunicação, mindset digital, etc — exemplifica o CEO da HSM.

    Dessa forma, as capacidades socioemocionais, que são aquelas como empatia, habilidade para trabalhar em equipe e de administrar o tempo e adaptabilidade, estão em alta. Essas capacidades são as chamadas softs skills, que apesar de não fazerem parte do núcleo técnico e formal do aprendizado, estão sendo cada vez mais demandadas dos profissionais pelo mundo do trabalho.

    Outra demanda observada, principalmente no período da pandemia, foi o domínio das tecnologias, em especial daquelas voltadas ao trabalho remoto, como as plataformas de reuniões online e de documentos compartilhados.

    Capacitação corporativa de qualidade

    Para uma capacitação efetiva é necessário buscar conteúdo de qualidade. Para isso, plataformas de educação corporativa consolidadas no mundo do trabalho, como a HSM, são a solução.

    A HSM está no mercado desde 1987 e é referência em gestão e negócios. A proposta da plataforma é acompanhar o que há de mais inovador em gestão, trabalhando ao lado de lideranças de negócios para alcançar sua missão de transformar o país por meio do desenvolvimento de líderes e organizações.

    As frentes de atuação da HSM incluem:

    a SingularityU Brazil, que traz versões locais dos programas transformadores da Sigularity University, focados em tecnologias exponenciais e inovação para empresários, executivos e empresas brasileiras;

    • a HSM Expo, o maior evento de Gestão e Inovação da América Latina;

    • a HSM Academy, cursos in company em educação corporativa;

    • a revista HSM Management;

    • programas abertos em parcerias “co-branded”;

    • e a HSM University, cursos de curta e longa duração online.

    Aumento da procura por capacitação corporativa durante a pandemia

    O CEO da HSM destaca que, durante a pandemia, foi percebido um aumento na procura por treinamentos corporativos pelas empresas e grande crescimento no mercado Business-to-consumer (B2C), que é aquele efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.

    — Registramos aumento nos cursos de pós-graduação online oferecidos pela HSM, os de programação, oferecidos pela HSMU Code School, além dos cursos executivos de curta duração, como o de RH Agil, Digital On Board e Inteligência emocional. Também tivemos uma grande procura dos cursos online da SingularityU Brazil, que trazem uma visão interessante sobre a aplicabilidade das tecnologias exponenciais nos negócios — conta Reynaldo.

    Em Santa Catarina, a HSM atua em parceria com os diversos cursos de gestão do portfólio da Unisul, fornecendo conteúdos para os alunos de gestão, por meio da plataforma digital HSM Experience e de unidades curriculares específicas, além de eventos exclusivos realizados em parceria.

    Em Santa Catarina, a Unisul disponibiliza diversas oportunidades de atualização e capacitação corporativa para os seus alunos.

    Saiba mais sobre as ações da universidade acompanhando o canal Educação Transforma.

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