Celebridades e líderes mundiais cumprimentaram Donald Trump, após o republicano vencer as eleições presidenciais dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta-feira (6), após ele garantir os 270 delegados necessários. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em tom de vitória, Trump e seu companheiro de chapa J.D. Vance discursam para apoiadores, na Flórida, nesta quarta-feira, com as apurações ainda em andamento. O republicano começou o discurso agradecendo o apoio do público, da família e de amigos, e classificou a própria vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.

— Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América — disse.

Veja o que líderes mundiais falaram sobre as eleições dos EUA

  • Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria 

Continua depois da publicidade

Apoiador declarado de Donald Trump, Orbán disse nesta quarta-feira em sua página no Facebook, antes das projeções, que o republicano estava “no caminho para uma bela vitória”.

  • Nayib Bukele, presidente de El Salvador 

“Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie”, escreveu o líder no X (antigo Twitter). 

  • Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul

O escritório presidencial da Coreia do Sul afirmou que irá construir uma “parceria de segurança perfeita” com a nova administração dos EUA.

  • Emmanuel Macron, presidente da França

Em uma publicação feita no X ainda pela manhã de quarta, o líder francês parabenizou Trump: “Parabéns, presidente Trump”, escreveu.

Continua depois da publicidade

  • Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson

“Donald Trump é agora nosso presidente eleito. Os republicanos da Câmara estão prontos e preparados para agir imediatamente na agenda Maga ‘EUA em primeiro lugar’ de Trump”. 

  • Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

“Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso comprometimento com a grande aliança entre Israel e EUA,” disse o premiê no X.

  • Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia e os EUA “são mais do que apenas aliados” e disse que está ansiosa a voltar a trabalhar com Trump.

  • Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, de direita, ofereceu seus “mais sinceros parabéns” a Trump e disse que os EUA e a Itália têm uma “aliança inabalável”. “É um vínculo estratégico, que tenho certeza de que agora fortaleceremos ainda mais”, disse.

Continua depois da publicidade

  • Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

“Agradeço o compromisso do presidente Trump com a abordagem de ‘paz através da força’ nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode, na prática, aproximar uma paz justa na Ucrânia,” disse Zelensky na rede social X.

  • Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer

“Parabéns, presidente eleito Trump, por sua vitória histórica nas eleições. Estou ansioso para trabalhar com Trump nos próximos anos. A relação Reino Unido-EUA continuará a prosperar”, escreveu Starmer em uma publicação nas redes sociais.

  • Secretário-geral da Otan, Mark Rutte

“Quando Trump assumir a presidência, ele será bem-vindo por uma aliança militar mais forte e mais unida. […] Trump demonstrou uma forte liderança dos EUA durante seu primeiro mandato.”

  • Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA (…). Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica”.

Continua depois da publicidade

  • Elon Musk, bilionário e apoiador

“O povo da América deu a Donald Trump um mandato cristalino para a mudança nesta noite”.

  • Mark Cuban, bilionário e apoiador de Kamala Harris

“Parabéns, Donald Trump. Você venceu de forma justa e honesta. Parabéns ao Elon Musk também”.

  • Presidente da Argentina, Javier Milei

“Você sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”, disse Milei em publicação no X.

  • Kirill Dmitriev, CEO do fundo soberano da Rússia
  • Kirill Dmitriev, CEO do fundo soberano da Rússia e figura importante na elite política russa, disse que esta é uma oportunidade para “dar um reset” nas relações entre a Rússia e os EUA. Ele afirmou também o republicano conquistou a presidência e o Senado “apesar de uma campanha de desinformação em larga escala dirigida contra eles”.
  • Presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi

Em publicação nas redes sociais, o presidente egípcio Al-Sisi parabenizou Trump e desejou sucesso ao republicano em alcançar os interesses dos americanos.

Continua depois da publicidade

  • Presidente do Brasil, Lula

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou o republicano Trump e desejou sorte ao novo governo. A publicação foi feita nas redes sociais nesta quarta-feira.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”.

Leia mais

“Vitória política nunca antes vista no nosso país”, diz Donald Trump em primeiro discurso após eleição

Cinturão da ferrugem, “swing states”: entenda o vocabulário da apuração dos votos nos EUA