A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos. A cantora lutava, desde 2023 contra quatro tumores.O falecimento foi confirmada pela assessoria da cantora.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Diagnóstico e início do tratamento (Janeiro de 2023)
Em janeiro de 2023, Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal após sentir desconforto abdominal. O diagnóstico veio durante uma internação e, logo em seguida, ela deu início ao tratamento com sessões de quimioterapia. O câncer foi localizado no reto, região terminal do intestino grosso.
Complicações e risco de vida (Abril de 2023)
Durante o quinto ciclo de quimioterapia, em abril, Preta Gil enfrentou um episódio grave de sepse — infecção generalizada que a levou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro representou risco à vida da cantora, mas ela conseguiu se recuperar com acompanhamento médico intensivo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Cirurgias e reabilitação intestinal (Agosto a Dezembro de 2023)
No mês de agosto, Preta Gil passou por uma cirurgia para remoção do tumor. Já em novembro, realizou um novo procedimento cirúrgico para reconstrução do trato intestinal e retirada da bolsa de ileostomia, usada durante parte do tratamento.
Após essa etapa, precisou iniciar fisioterapia pélvica para reaprender funções intestinais básicas, como evacuar. Em dezembro, Preta anunciou oficialmente o fim do tratamento contra o câncer e iniciou uma nova fase de reabilitação.
Retorno da doença e metástases (Agosto de 2024)
Poucos meses após concluir o tratamento, em agosto de 2024, Preta Gil comunicou que o câncer havia retornado com metástases em quatro pontos: dois linfonodos, um nódulo no ureter e no peritônio. A cantora retomou imediatamente o tratamento oncológico com nova quimioterapia.
Continua depois da publicidade
Tratamento com bomba de quimioterapia (Setembro de 2024)
No mês seguinte, ela passou a utilizar uma bomba portátil de quimioterapia, o que permitiu dar continuidade ao tratamento em casa, sem necessidade de internação prolongada.
Cirurgias emergenciais e interrupção do tratamento (Novembro de 2024)
Em novembro, a cantora foi submetida a uma cirurgia de emergência para substituir um cateter, por conta de complicações como cálculos renais e obstrução do Duplo J. Por conta da cirurgia, a quimioterapia precisou ser temporariamente interrompida.
Cirurgia de longa duração e internação prolongada (Dezembro de 2024)
No final do ano, Preta Gil passou por mais uma cirurgia, desta vez para remoção de tumores. O procedimento durou 21 horas e exigiu uma internação hospitalar de quase dois meses. A operação foi considerada uma das mais delicadas de toda sua trajetória com a doença.
Continua depois da publicidade
Nova internação (Abril de 2025)
Em 2025, Preta Gil continuou enfrentando o tratamento do câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023. A cantora foi transferida de UTI aérea do Rio de Janeiro para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo no dia 6 de abril para continuar o tratamento. Seu estado de saúde era considerado estável, mas sem previsão de alta.
Preta Gil também revelou no Domingão com Huck que tinha planos de realizar um tratamento experimental nos Estados Unidos, mas essa viagem ainda não estava confirmada. A decisão depende da avaliação de laboratórios em Nova York e Los Angeles.
Leia também
Preta Gil: Entenda para que serve a bolsa de colostomia usada pela cantora