Um livro que retrata os marcos da cultura local e os principais patrimônios de Palhoça está sendo produzido por estudantes da rede municipal de ensino. Segundo a prefeitura, o conteúdo do livro já começou a ser desenvolvido, com a participação dos professores e estudantes das escolas EB Francisca Raimunda de Farias Costa, EB Viviane Laurita de Quadros Coelho e EB Profª Adriana Weingartner.

Continua depois da publicidade

Dividido em 10 capítulos, o livro irá abordar diferentes aspectos da cidade. Cada capítulo será elaborado por uma turma. Os temas abordados no livro serão: Serra do Tabuleiro e Morro do Cambirela; Praia do Pontal, Praia de Fora e atividade pesqueira; Enseada de Brito, Casa de Cultura Açoriana e renda de bilro; Festa do Divino; manguezais; o escritor João do Jornal — personalidade relevante pela produção literária e preservação da cultura açoriana; patrimônio arquitetônico da região; escola de samba Nação Escola Guarani; Praça 7 de Setembro e seus arredores; e o jornal Palhocense.

Para dar forma final às produções, os textos dos alunos serão trabalhados por um escritor e uma ilustradora profissionais, que contribuirão para a publicação do livro. O projeto é uma realização da Editora Olhares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Palhoça, com patrocínio do Instituto Aegea e Águas de Palhoça, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

— Quando a gente chega à cidade, aprende muito sobre o local, mas o mais especial é aprender a partir do olhar dos alunos e das descobertas que eles fazem. Eles mergulham nos temas, visitam os patrimônios e se reconhecem como parte da história e como agentes de sua preservação. O projeto começa como incentivo à leitura e à escrita, mas vai além: promove consciência crítica e sentimento de pertencimento. Essa parceria com a Águas de Palhoça, que torna a iniciativa viável, é fundamental — diz Giselle de Guimarães Germano, coordenadora pedagógica da coleção A Cidade da Gente e responsável pelas visitas às escolas participantes.

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Continua depois da publicidade

Leia também

Proerd forma cerca de 400 crianças em evento no Beto Carrero World; veja imagens

Universidade Gratuita tem mais de 800 alunos com patrimônio milionário