Um lobo-marinho está chamando a atenção de banhistas em cidades de Santa Catarina. O animal deu um show de simpatia durante aparição em Bombinhas, nesta terça-feira (26), e depois seguiu o tour por outras praias do Estado. Nesta quarta (27), o local escolhido pelo turistinha para pegar um sol foi em Navegantes. A visita ilustre foi compartilha por banhistas nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A equipe Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, da Univali, contou que acompanha o passeio do lobo-marinho pela costa catarinense. Nesta terça, a veterinária Tiffany Emmerich fez uma avaliação do animal e constatou ser um adulto macho em boas condições de saúde. As paradinhas na areia são apenas para descansar, um comportamento natural da espécie.
A Praia da Sepultura, em Bombinhas, foi isolada na área em que o lobo-marinho estava. Ele parecia entender a demarcação, que na verdade era para humanos, e deu uma caminhada pelo espaço. Depois, deitou tranquilamente sob os olhares curiosos do público para uma soneca (assista abaixo). Nesta quarta, o animal apareceu na Praia do Gravatá, em Navegantes, e a equipe acredita ser o mesmo do dia anterior.
Veja o vídeo
A orientação é que as pessoas evitem aproximação desnecessária. “Ressaltamos que o animal está sadio. Caso se sinta ameaçado, pode atacar quem estiver próximo. Por isso é muito importante manter um distanciamento seguro e sempre deixar uma rota de saída para que não se sinta acuado”, informou a equipe do projeto de monitoramento de praias.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do animal
Ao encontrar animais marinhos encalhados é preciso seguir algumas recomendações:
- Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres;
- Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
- Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.
O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias, das 8h30min às 17h30min, pelo 0800 642 3341 — seja para animais vivos ou mortos. A Univali atua na extensão de praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos.
Leia mais
“Senhor Miyagi” transforma hobby em profissão e cultiva bonsai de R$ 68 mil em Blumenau
Conchas cobrem faixa de areia na Praia Central de Balneário Camboriú; veja fotos
FOTOS: Força-tarefa tenta resolver problema de idosa em Ibirama que acumula 200 gatos