A chamada “Lua de Sangue”, fenômeno que costuma mobilizar olhares curiosos e câmeras apontadas para o céu, até poderia ter sido vista em Santa Catarina nesta terça-feira (3), mas, na prática, passou despercebida. De acordo com o físico e professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Marcelo Girardi Schappo, a resposta para quem esperava acompanhar o eclipse lunar no Estado não é das melhores.
Continua depois da publicidade
— O eclipse começou ainda no fim da madrugada, mas, logo depois, a Lua já se pôs no horizonte oeste — explica.
O eclipse lunar total começou às 5h44min do horário de Brasília. O fenômeno, que ocorre quando a Lua entra completamente na sombra da Terra, finaliza às 11h23min após todas as fases. O ápice será entre 8h04min e 9h03min.
A afirmação do professor significa que, oficialmente, Santa Catarina estava dentro da faixa de visibilidade do início do eclipse. No entanto, o momento em que o fenômeno começou não apresentava mudanças perceptíveis a olho nu.
— Oficialmente, Santa Catarina poderia ter visto apenas o “iniciozinho” do eclipse. Mas, na prática, não vimos. Por quê? Porque o início do eclipse não gera nenhum efeito aparente na Lua. Então mesmo quem estivesse a postos para ver a Lua, não teria percebido nada demais — detalha o professor.
Continua depois da publicidade
A chamada Lua de Sangue ocorre durante um eclipse lunar total, quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. Nessa configuração, a sombra do planeta encobre completamente o satélite natural, que passa a refletir tons avermelhados devido à forma como a atmosfera terrestre filtra e dispersa a luz solar.
Entenda o fenômeno
Quem pode conseguir observar uma mudança um pouco mais evidente serão os moradores da região Norte do país. Segundo Schappo, estados como Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá terão condições melhores de acompanhar ao menos parte do avanço do eclipse antes do nascer do sol.
Isso porque essas regiões estão mais a Oeste e em um fuso horário atrás de Santa Catarina. Isso significa que, para eles, o eclipse começou mais cedo, na noite, com a Lua mais alta no céu, garantindo um tempo maior de observação.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o próximo eclipse da Lua que poderá ser visto completamente é um eclipse do tipo parcial (quase total), na madrugada de 27 para 28 de agosto, segundo Schappo.






