A noite do próximo sábado, 29 de setembro, será de um show dos astros. A Lua e o planeta Saturno vão aparecer próximos no céu, em evento conhecido como Conjunção Astronômica ou, para os mais poéticos, Beijo Cósmico. O espetáculo será visível a olho nu, se as condições meteorológicas permitirem.

Continua depois da publicidade

O evento terá maior visibilidade logo após o pôr do Sol – por volta das 18h30 – até aproximadamente 20h. A conjunção entre Lua e Saturno será visível a olho nu mesmo em regiões com alta poluição luminosa, mas a observação longe das luzes das grandes cidades aprimora ainda mais a experiência.

Saturno sem os anéis

Quem for acompanhar o evento com o uso de telescópios, pode ter uma “surpresa” ao observar Saturno. O planeta vai aparecer sem os famosos anéis. Mas isso se explica: fenômenos naturais faz com que a nossa visão do planeta seja pelas bordas, o que praticamente “apaga” os anéis.

A previsão dos astrônomos é que, a partir de meados de maio de 2026, os anéis de Saturno já estejam completamente visíveis para observação de telescópios.

Anéis de Saturno estão “apagados”, mas condição é considerada normal pelos cientistas (Foto: banco de imagens)

Acompanhe ao vivo

Apesar de ser visível a olho nu, a conjunção entre Lua e Saturno também será exibida ao vivo, no mundo online. Alguns canais do Youtube farão a transmissão em tempo real. Entre eles, o Urânia Planetário, espaço destinado à astronomia e divulgação científica.

Continua depois da publicidade

Recentemente, o canal fez uma live para acompanhar a passagem de um cometa e também observar alguns planetas que estavam visíveis no céu noturno. As transmissões contam com professores e especialistas para explicar os eventos e dar detalhes dos astros.