Pela primeira vez na história, uma atleta do Brasil chegou na final do WTA Finals, competição que reúne as oito melhores tenistas de simples e de duplas da temporada. Luisa Stefani alcançou, nesta sexta-feira (7), o feito inédito pelo tênis feminino brasileiro.
Continua depois da publicidade
Finals BOUND! ✈️@Luisa__Stefani and Babos defeat Hsieh/Ostapenko 6-4, 7-6(5) and book their ticket into the final.
— wta (@WTA) November 7, 2025
#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/2QkQsU16oX
A jogadora havia chegado um dia antes, na quinta (6), a marca mais longa do país, ao avançar a semifinal do torneio. Luisa conseguiu quebrar sua própria conquista. Agora, é a única mulher brasileira a ser finalista do WTA Finals.
No circuito masculino, Marcelo Melo foi vice-campeão de duplas em 2014 (ao lado de Ivan Dodig) e em 2017 (com Lukasz Kubot). Gustavo Kuerten é o único brasileiro a vencer o torneio. Ele levantou o troféu do ATP Finals em 2000.
Como Luisa alcançou a marca histórica pelo Brasil
Luisa Stefani joga pelas duplas ao lado da húngara Timea Babos. As tenistas venceram dois dos três jogos da fase de grupos e conquistaram uma vaga na semifinal. Na estreia, perderam por 2 sets a 1 para a tcheca Katerina Siniakova e a estadunidense Taylor Townsend.
Continua depois da publicidade
Os dois duelos seguintes foram diferentes. A brasileira e a húngara venceram por 2 a 1 as russa Mirra Andreeva e Diana Shnaider, pela segunda rodada, e a canadense Gabriela Dabrowski e sua dupla neozelandesa Erin Routliffe, com o mesmo placar.
Com os resultados, Luisa já havia conquistado um feito inédito pelo Brasil, ao ser a primeira e única brasileira a avançar para a semifinal do WTA Final. Em seguida, no confronto eliminatório, ela e Timea Babos derrotaram a letã Jelena Ostapenko e a taiwanesa Hsieh Su-wei por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (5), em Riade, na Arábia Saudita.
Na decisão do título da chave de duplas, elas vão encarar as vencedoras do embate das belgas Veronika Kudermetova e Elise Mertens contra a tcheca Katerina Siniakova e a americana Taylor Townsend, que duelam ainda nesta sexta, a partir das 15h (de Brasília).
Única brasileira no WTA Finals 2025
O Brasil só possui Luisa Stefani como representante do WTA Finals 2025. Esta também é a primeira participação da atleta no torneio. A brasileira já havia se classificado em 2021, mas sofreu uma lesão no joelho e precisou passar por uma cirurgia que a tirou de quadra.
Continua depois da publicidade
Em 2022, Bia Haddad Maia disputou o torneio ao lado da cazaque Anna Danilina, mas foi eliminada na fase de grupos com uma vitória em três jogos.
Agora, Luisa e Timea vão em busca do quinto troféu de 2025. Elas conquistaram três de nível WTA 500, em Linz (AUS), Tóquio (JAP) e Estrasburgo (FRA), e o WTA 250 de São Paulo (SP Open).
Como funciona o WTA Finals 2025
Diferente das outras competições da temporada, o WTA Finals é realizado apenas com as melhores tenistas do mundo, que são divididas em dois grupos em cada categoria. As atletas se enfrentam entre si na primeira fase.
O torneio acontece em quadra dura, da King Saud University Sports Arena, na Arábia Saudita. A primeira etapa acontece ao longo de seis dias, com cada grupo jogando em dias diferentes.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Após três rodadas, as duas melhores campanha avançam. Na semifinal, a 1ª colocada de um grupo enfrenta a 2ª do outro. O mesmo é aplicado para as duplas.
A competição conta pontos para o ranking da WTA, em que cada vitória na primeira fase vale 200 pontos. A semifinalista eliminada fica apenas com os pontos conquistados das partidas anteriores. Já a que avança, conquista mais 400 pontos.
A campeã recebe mais 500 pontos pelo título. Com uma campanha perfeita, sem derrotas na primeira fase, a pontuação total é de até 1500 pontos.
Na última temporada, a norte-americana Coco Gauff foi campeã em simples. Já pelas duplas a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe levantaram o troféu. Nesta temporada, as tenistas retornam em busca do bicampeonato.
Continua depois da publicidade
A maior campeã da competição é Martina Navratilova, que tem 21 troféus conquistados, sendo oito em simples e 13 nas duplas.
Leia também
Filho de Giba escolhe carreira no futebol
Campeão da Copa do Brasil Feminina recebe 77x menos que o Masculino
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão

