O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou exames pré-operatórios em Brasília nesta quinta-feira (29). O motivo é uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, que deve acontecer nesta sexta-feira (30), segundo o Palácio do Planalto, que não deu mais detalhes sobre o procedimento.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, o Palácio do Planalto afirmou que o presidente deve cumprir agendas na Residência Oficial da Granja do Torto, uma casa de campo da Presidência da República, nesta quinta-feira. Lula retornou de viagem ao Panamá na quarta-feira (28), onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026.

O que é a catarata?

A catarata acontece quando a lente natural que o ser humano possui desde o nascimento, chamada de cristalino, fica turva, opaca. Essa lente tem propriedades específicas que permitem focar e ajustar a visão, enviando as imagens que vemos para a retina, onde são processadas pelo cérebro.

Cirurgia de emergência em 2024

Em 2024, Lula realizou uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês para tratar de um hematoma cerebral causado por uma queda sofrida em outubro do mesmo ano no banheiro da residência oficial do presidente, onde ele bateu a região da nuca, necessitando de cinco pontos.

Na ocasião, ele passou por uma trepanação, com pequenas perfurações no crânio para aspirar o sangue do hematoma.

Continua depois da publicidade