A seleção da Rússia, sete vezes campeã mundial de vôlei feminino, não disputará a atual edição do torneio. O país está banido de todos os jogos do calendário mundial desde 2022, devido à guerra contra a Ucrânia.

Continua depois da publicidade

Veja as seleções participantes do Mundial de 2025

Brasileira vai representar seleção rival no Mundial de 2025

Premiação do Mundial de 2025 será a maior da história

A decisão de banir as seleções feminina e masculina de vôlei da Rússia das competições foi tomada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) em 2022, quando o país seria a sede do Mundial. No mesmo ano, a nação invadiu a Ucrânia. Times, árbitros e atletas russos também foram excluídos.

Continua depois da publicidade

— Depois da invasão militar da Rússia à Ucrânia, a FIVB permanece seriamente preocupada com a situação e com o povo ucraniano. O Conselho de Administração concluiu que seria impossível se preparar e organizar o Campeonato Mundial masculino na Rússia por conta da guerra. Assim decidiu retirar da Rússia a organização da competição marcada para acontecer em agosto e setembro de 2022. A Federação de Vôlei Russa e o Comitê Organizador foram informados. A FIVB vai procurar uma alternativa para receber a competição para que times, atletas, árbitros e fãs tenham segurança e orgulho de participar em paz deste festival esportivo— disse o comunicado oficial da FIVB sobre a situação.

Com sete ouros, a Rússia lidera o ranking das seleções mais vitoriosas do Mundial. Seguida pelo Japão e Cuba, com três títulos cada. Já a Seleção Brasileira ocupa a oitava posição com cinco medalhas, porém nenhum ouro. A Sérvia é a atual bicampeã (2018 e 2022).