Donald Trump recebe nesta segunda-feira (18) o ucraniano Volodymyr Zelensky e outros sete líderes europeus para uma reunião decisiva sobre a guerra na Ucrânia. De acordo com a agenda divulgada pela Casa Branca na noite deste domingo (17), o encontro acontece a partir de 13h15min no horário local (14h15min, no horário de Brasília). Na última sexta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos se reuniu com Vladimir Putin, presidente da Rússia, para falar sobre o mesmo tema. As informaçõe são do g1.

Continua depois da publicidade

Conforme a agenda, Trump deve se reunir em um primeiro momento a sós com Zelensky no Salão Oval da Casa Branca. Na sequência, por volta de 15h do horário local (16h, no horário de Brasília) o presidente dos Estados Unidos se encontra com os outros líderes europeus na Sala Leste. A reunião deve unir as principais figuras da União Europeia em torno de Kiev.

Veja os líderes que vão participar da reunião

Veja a agenda do encontro no horário local

  • 13h – Chegada dos líderes europeus à Casa Branca
  • 14h – Trump recebe o Presidente da Ucrânia
  • 14h15min – Trump e Zelesnsky participam de reunião bilateral
  • 15h15min – Trump recebe líderes europeus
  • 15h30min – Foto de Trump com líderes europeus
  • 16h – Reunião multilateral de Trump com líderes europeus

O que está em jogo

O encontro do grupo simboliza o esforço da Ucrânia e da União Europeia em buscar garantias concretas de segurança diante da ofensiva russa, iniciada em fevereiro de 2022. O presidente ucraniano afirmou que não vai ceder território e que qualquer acordo precisa ser acompanhado de garantias internacionais semelhantes às do Artigo 5 da Otan, que prevê defesa coletiva em caso de ataque.

Continua depois da publicidade

— A linha de frente é agora o lugar onde essas negociações podem começar — disse o presidente ucraniano neste domingo (17).

Trump, por sua vez, declarou no fim de semana que houve “grandes progressos” em sua conversa com Vladimir Putin, no Alasca. Segundo o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, o presidente russo teria sinalizado abertura para discutir garantias de segurança no modelo da Otan, algo descrito como “transformador”. Ele não entrou em detalhes sobre os termos.

Segundo analistas em Berlim, Bruxelas, Londres e Paris, se a reunião desta segunda-feira avançar, Trump pretende organizar uma “cúpula tripartite, com Ucrânia e Rússia, já nesta sexta-feira (22).

Leia mais

Após encontro com Putin, Trump recebe Zelensky com condição para o fim da guerra