Após encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, na última sexta-feira (15), é a vez da Casa Branca receber na segunda-feira (18) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Trump quer apresentar proposta feita por Putin para pôr fim à guerra entre os dois países europeus.

Continua depois da publicidade

Quem são os líderes mundiais que participam da reunião de Trump e Zelensky sobre fim da guerra

Conforme informações do g1, Putin teria oferecido acabar com a guerra caso a Ucrânia ceda os territórios de Donetsk e Lugansk, que ficam no leste do país. A Rússia ainda abdicaria de outras localidades ocupadas na Ucrânia.

— A Rússia é uma grande potência e eles [ucranianos], não. Faça o acordo. Você precisa fazer o acordo — disse Trump em entrevista à TV estadunidense Fox News. 

Por outro lado, a União Europeia informou neste sábado (16) que deve endurecer as sanções aplicadas contra a Rússia para pressionar o país a finalizar a guerra.

Continua depois da publicidade

“Continuaremos a intensificar as sanções e medidas econômicas para pressionar a Rússia até que a paz seja alcançada. As fronteiras internacionais não devem ser alteradas à força”, afirmou o grupo em comunicado.

Em declarações recentes, Zelensky disse que não entregaria nenhum território ucraniano para a Rússia.

Na próxima segunda-feira (18), o líder da Ucrânia embarca rumo a Casa Branca para reunião com Trump. Outros líderes europeus foram convidados e devem comparecer.

Leia também

Trump não ameaçou enviar tropas contra Alexandre de Moraes

Trump chama Brasil de “péssimo parceiro comercial” e diz que Bolsonaro é “homem honesto”