A maior casa do mundo é um lugar que desafia a imaginação de qualquer um. O Palácio Lakshmi Vilas, na Índia, tem o título de maior casa do mundo segundo a revista Architectural Digest. Título esse conquistado por 2,8 milhões de metros quadrados de terreno.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia da grandiosidade da casa, ela é 36 vezes maior que o famoso Palácio de Buckingham, em Londres. Por esse motivo não seria difícil se perder lá dentro. No entanto, se engana quem pensa que é um local vazio.

Apesar de ter muito espaço sobrando, o Palácio Lakshmi Vilas pertence à familia real Gaekwad, que governou a região de Vadodara até a Índia se tornar um país independente. Mesmo assim, a casa ainda é muito grande para os quatro moradores do local.

Vivem neste espaço colossal: o marajá Samarjitsinh Gaekwad, sua esposa Radhikaraje e as duas filhas do casal. A maior casa do mundo também abre algumas áreas para eventos públicos, incluindo festivais de dança e exposições.

Continua depois da publicidade

Tamanho e luxo monumental

O Palácio Lakshmi Vilas lidera o ranking da Architectural Digest e possui um tamanho impressionante, com incríveis 170 cômodos em seu interior. A casa também é cercada por jardins monumentais, projetados pelo paisagista britânico William Goldring.

A propriedade de 2,8 milhões de metros quadrados possui também um campo de golfe e até mesmo um antigo poço de degraus da era Mughal. A esposa do marajá, Radhikaraje Gaekwad, disse à Architectural Digest que apesar do tamanho, não deixa de ser uma casa. “É fácil se perder na imponência. Mas este é nosso lar”.

Salões temáticos e vitrais históricos decoram a maior casa do mundo

A mistura do estilo europeu com indiano também está presente na arquitetura da maior casa do mundo. O salão Haathi (elefante), por exemplo, é todo decorado em tons de azul e dourado. A ideia ao fazer esse salão era que o rei pudesse descer de seu elefante e entrar no ambiente interno do palácio.

Continua depois da publicidade

Outro destaque de tirar o fôlego é o salão Durbar, que impressiona com sua opulenta decoração e seus mosaicos venezianos. O ambiente exibe ainda vitrais belgas e detalhes do artesanato indiano. Os vitrais no fundo da sala, por exemplo, apresentam representações de divindades hindus, como Rama e Sita, além de Bala Krishna.

Ranking das 11 maiores casas do mundo

  • Palácio Lakshmi Vilas (Vadodara, Índia) – 2,8 milhões m²
  • Ak Saray – Palácio Branco da Turquia (Ancara, Turquia) – 288.000 m²
  • Istana Nurul Iman (Brunei) – 204.400 m²
  • Palácio Apostólico (Cidade do Vaticano) – 157.000 m²
  • Palácio do Quirinal (Roma, Itália) – 111.484 m²
  • Palácio Umaid Bhawan (Jodhpur, Índia) – 93.000 m²
  • Palácio de Buckingham (Londres, Reino Unido) – 77.000 m²
  • Palácio de Versalhes (Versalhes, França) – 67.000 m²
  • Antilia (Mumbai, Índia) – 37.000 m²
  • Biltmore Estate (Asheville, EUA) – 16.000 m²
  • Mansão Safra (São Paulo, Brasil) – 10.900 m²