As frutas cristalizadas ou o chocolate comum deram lugar ao ingrediente viral das redes sociais em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O maior panetone de pistache do Brasil foi produzido por um casal que tem um estabelecimento especializado em pães artesanais. O doce de recheio cremoso e uma massa fofinha custa mais de R$ 2 mil.
Continua depois da publicidade
Com 8 quilos e desafios na produção, que inclui deixar o panetone gigante de ponta cabeça, o doce custa R$ 2,4 mil. Até então, o maior panetone de pistache, feito em uma confeitaria de São Paulo (SP), pesava 7,3 quilos.
Veja fotos do panetone de pistache gigante
Quem teve a ideia de aceitar o desafio e fazer um ainda maior foi Mariele França Fernandes que, junto com o marido Gabriel, tem uma cafeteria especializada em pães de fermentação natural, na Rua Visconde de Taunay, número 902, no Bairro Atiradores.
— Conhecemos a cafeteria de São Paulo que até então fazia o maior, vimos que também tínhamos potencial e de forma artesanal, levando a fermentação natural, eu dei a ideia e o Gabriel topou — explica Mariele.
Ao NSC Total, ela conta que a receita precisou ser adaptada e só deu certo na terceira tentativa, isso porque a massa é muito pesada e leva o fermento natural.
Continua depois da publicidade
— Um detalhe importantíssimo e especial é que ele tem que resfriar de ponta cabeça! O chamado “morcegar”, difícil quem faz! Ele cedia, descia e quebrava, até que conseguimos fazer ele ficar — conta.
Segundo a empresária, encomendas são aceitas com, no mínimo, sete dias de antecedência, pela complexidade e demora na produção. Além do pistache, que está no recheio cremoso, cobertura e massa, os principais ingredientes da receita são o suco de laranja, lecitina de soja e manteiga.
Estabelecimento tem cardápio recheado de delícias
Inaugurada em 2022, a cafeteria “Pães Artesanais Gabriel” nasceu quando o casal começou a produzir pães em casa, para a filha bebê. Ambos deixaram a antiga profissão para trás, ele no direito e ela na odontologia, para dar continuidade ao negócio.
O estabelecimento é especializado em massa folhada. Delícias como croissant, danish e new york roll são os doces mais vendidos do menu.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Leandro Ferreira








