nsc
    dc

    megaflash

    Maior raio do mundo em extensão começou em Santa Catarina, diz pesquisadora

    As ramificações iniciaram em Campos Novos, no Oeste catarinense e se espalharam para diferentes lados

    30/06/2020 - 03h00

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Maior raio do mundo em extensão percorreu 709 km entre SC, RS e Argentina
    Maior raio do mundo em extensão percorreu 709 km entre SC, RS e Argentina
    (Foto: )

    O maior raio do mundo em extensão surgiu no Oeste de Santa Catarina, mostram imagens de satélite. As ramificações do "megaflash" começaram em Campos Novos, segundo a pesquisadora e meteorologista Rachel Albrecht, que participou do comitê de especialistas responsável por certificar o recorde pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e se espalharam para dois lados distintos. 

    Conforme o site G1SC, um vídeo com o mapeamento da descarga elétrica foi divulgada nessa segunda-feira (29). O material foi elaborado pelo pesquisador Michael Peterson, do Los Alamos National Laboratory, EUA, que submeteu o caso para a avaliação do OMM. 

    As imagens, segundo a pesquisadora, foram agrupadas para mapear o fenômeno, o que permitiu a reconstrução de todo o caminho percorrido pelo raio. Elas mostram o percurso da descarga elétrica, que atinge cidades nas regiões da Serra, Oeste e Sul catarinense, a divisa do Norte do Rio Grande do Sul com a Argentina e chega ao Oceano Atlântico.

    A descarga elétrica ocorreu no dia 31 de outubro de 2018, durou 11.360 segundos e percorrou 709 km, quase a distância entre as capitais Porto Alegre e Curitiba.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas