A temporada de verão 2025/2026 tende a registrar um aumento expressivo no movimento do Aeroporto Internacional de Florianópolis. De acordo com a expectativa do Floripa Airport, mais de 2,1 milhões de passageiros devem passar pelo espaço entre dezembro e março, parcela que representa aumento em relação ao período anterior. Do total, 38% devem vir do exterior.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme o aeroporto, o desempenho projeta a operação mais extensa já registrada no terminal catarinense para meses de alta temporada. O crescimento acompanha a ampliação da malha aérea internacional anunciada pela Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pela administração do aeroporto. Ao todo, 12 rotas internacionais estarão disponíveis para atender a demanda da estação.
O planejamento inclui conexões com destinos da América do Sul, Caribe e Europa, além de novas frequências e reforços operacionais ao longo do verão.
Novas rotas internacionais disponíveis para o período
A programação inclui até 64 voos internacionais por dia, operados por 10 companhias aéreas. Só a cidade de Buenos Aires terá até 30 voos diários para a capital catarinense. Ainda, estão previstas conexões diretas para Córdoba, Rosário, Salta e Tucumán. As duas últimas rotas serão operadas pela Aerolíneas Argentinas e entram como inéditas nesta temporada.
Outra novidade é a rota regular para Lima. A Latam iniciará a operação em 2 de dezembro, com três voos por semana. Além disso, a Copa Airlines ampliará a oferta partindo do Panamá e incluirá rota semanal adicional entre dezembro e janeiro, que deve totalizar cinco voos semanais durante o período.
Continua depois da publicidade

Rotas internacionais do verão 2025/2026:
• Argentina: Buenos Aires (EZE e AEP), Córdoba, Rosário, Salta, Tucumán
• Chile: Santiago
• Panamá: Cidade do Panamá
• Paraguai: Assunção
• Peru: Lima
• Portugal: Lisboa
• Uruguai: Montevidéu
Fluxo internacional cresce
O movimento internacional do Aeroporto Internacional de Florianópolis passou por uma expansão acentuada desde o início da administração da Zurich Airport Brasil, em 2018. Naquele ano, 273 mil visitantes estrangeiros chegaram ao terminal. Para 2025, a expectativa projetada é de 1,2 milhão de passageiros vindos de outros países, aumento de 356% no período.
Em 2025, o aeroporto superou a marca de 1 milhão de passageiros internacionais pela primeira vez. Antes disso, apenas os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, haviam registrado volume semelhante. Com o resultado, Florianópolis ocupa posição como terceiro maior aeroporto em movimento internacional no Brasil.
Entre dezembro de 2025 e março de 2026, a expectativa é de que 819 mil visitantes estrangeiros desembarquem na capital. O cenário indica impacto direto na circulação turística e no alcance internacional da operação.
Continua depois da publicidade
—- O planejamento da malha de verão aponta para uma temporada histórica em relação ao movimento internacional. Esse crescimento é resultado de um trabalho estratégico com companhias aéreas, autoridades e parceiros locais. O Floripa Airport amplia a diversificação da sua oferta, alcançando a marca de cerca de 10% de seus passageiros internacionais estarem fora do Mercosul, tradicional mercado do aeroporto — afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Nove rotas nacionais reforçam circulação doméstica
Além das rotas internacionais, a temporada contará com nove novas rotas nacionais. Entre os 2,1 milhões de passageiros previstos para o período, 1,3 milhão devem chegar a Florianópolis a partir de cidades brasileiras, aumento de 8% em comparação ao verão de 2024/2025.
A operação doméstica terá uma novidade importante: a rota direta Recife–Florianópolis será operada pela Azul. Ainda, a malha doméstica poderá passar por ajustes conforme demanda durante a temporada.
Rotas nacionais:
• Belo Horizonte (CNF)
• Brasília
• Campinas (VCP)
• Chapecó
• Porto Alegre
• Recife
• Rio de Janeiro (GIG)
• São Paulo (GRU e CGH)
Para absorver o aumento no movimento, o terminal preparou ajustes de infraestrutura e operação. Entre as melhorias, estão obras do novo estacionamento e do terminal intermodal, reforço no contingente de imigração e emigração entre novembro e março e ampliação de equipes de segurança, vigilância e atendimento.
Continua depois da publicidade
O aeroporto também contará, também, com monitoramento em tempo real apoiado por ferramentas de inteligência de dados. As ações visam garantir fluidez operacional e conforto ao público durante o período de maior circulação.
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Florianópolis acumula cinco reconhecimentos consecutivos como melhor terminal do País, na avaliação anual do Governo Federal Aviação + Brasil

