Mapa mostra explosão do PL e queda de partidos tradicionais no comando das prefeituras em SC

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram os partidos que ganharam ou perderam espaço com o fim das eleições municipais

Compartilhe:
Mapa mostra explosão do PL e queda de partidos tradicionais no comando das prefeituras em SC (2)

Primeiro turno das eleições municipais ocorreu neste domingo (6) em todo o país (Foto: Ciliane Pereira, NSC Total)

O fim do primeiro turno das eleições municipais trouxe um novo desenho para o mapa político de Santa Catarina. Enquanto o partido do atual governador Jorginho Mello (PL) saiu fortalecido, outras siglas consideradas tradicionais, como MDB e PSDB, tiveram queda significativa na quantidade de nomes à frente das 295 prefeituras catarinenses.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PL foi a legenda que mais fez prefeitos no Estado neste domingo (6), com 90 prefeituras, sendo três das dez maiores: Blumenau, Itajaí e Palhoça. Ao comparar com 2020, o crescimento foi de 221,42% — naquele ano, o partido fez 28 chefes do executivo.

Continua após a publicidade

Resultado das eleições em SC antecipa cenários para 2026

Em seguida, vem o MDB com 70 nomes. No entanto, o partido, que é um dos mais tradicionais do Estado, teve uma queda de 27% no número de prefeituras ao comparar com o resultado de 2020. Naquele ano, foram 96 cidades — a maior quantidade em Santa Catarina.

Por fim, o terceiro partido com o maior número de prefeituras em 2024 é o PP, com 53, uma a mais que em 2020, quando foram 52.

Já o PSD, que terminou com 41 prefeituras, garantiu a vitória de candidatos em quatro das 10 maiores cidades do Estado: Florianópolis, São José, Chapecó e Criciúma.

Continua após a publicidade

PSDB e PT tiveram as maiores quedas

O maior “perdedor” das eleições municipais em Santa Catarina foi o PSDB. O partido, que em 2020 elegeu 32 prefeitos, terminou o domingo com apenas 13 nomes — uma queda de 59,38%. Outro que teve uma perda significativa no número de chefes do executivo foi o PT, que caiu de 11 para sete prefeituras.

Além disso, três partidos, que tinham eleito nomes em 2020, saíram zerados no primeiro turno em Santa Catarina: PDT (tinha três prefeituras em 2020), PSB (tinha uma em 2020) e PSC (tinha uma em 2020).

Continua após a publicidade

Já PSL, DEM e Patriota, que tinham respectivamente 13, sete e uma prefeitura, não aparecem com prefeitos eleitos, já que as siglas se fundiram com outros partidos. Os dois primeiros, por exemplo, viraram o União Brasil, que elegeu nove prefeitos em Santa Catarina no pleito de 2024.

No Legislativo, MDB segue na liderança

O MDB segue sendo o partido com o maior número de vereadores eleitos em Santa Catarina. Neste domingo, a sigla fez 741 parlamentares nas Câmaras Municipais. No entanto, o número é 9,96% menor que em 2020, quando foram 823.

Continua após a publicidade

Assim como na eleição para prefeito, o PL foi o partido que mais cresceu em número de vereadores eleitos: foram 587 em 2024 — no pleito anterior foram 285, o aumento de 105,96%.

Já a maior queda foi do PDT. O partido, em 2020, elegeu 69 vereadores, mas neste ano foram apenas 23, uma redução de 66,66%.

Continua após a publicidade
Made with Flourish

No Brasil, PSD lidera número de prefeituras

Os dados do TSE também apontam que o PSD é o partido que lidera o número de prefeituras no Brasil. Conforme levantamento feito pelo g1, a sigla garantiu neste domingo a eleição de 878 candidatos no primeiro turno. Em seguida vêm o MDB, com 847, e o PP, com 743.

Já o PL terminou o primeiro turno com 510 eleitos. O PT, partido do presidente Lula (PT), encerrou a primeira etapa do pleito municipal com 248 eleitos.

Continua após a publicidade

Leia também

Apenas 31% das cidades de SC tiveram os prefeitos reeleitos

Quem são os vereadores mais votados do Brasil nas Eleições 2024