nsc
santa

Litoral Norte

Máquina é "engolida" pela areia durante alargamento da praia em Balneário Camboriú; vídeo

Problema foi resolvido em poucos minutos pela equipe que trabalha no local

17/09/2021 - 11h12 - Atualizada em: 17/09/2021 - 18h26

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Máquina atolou em areia durante obras de alargamento na praia de Balneário Camboriú
Máquina atolou em areia durante obras de alargamento na praia de Balneário Camboriú
(Foto: )

Um pequeno contratempo na obra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú chamou atenção de pessoas que passavam pelo local nesta semana: uma máquina atolou e mobilizou os trabalhadores para a rápida retirada antes que o veículo fosse engolido pela areia mole.

> Receba notícias do Litoral Norte e região direto no Whatsapp.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o episódio (veja abaixo). Um trator de esteira não consegue sair de um declive da areia ainda mole, trazida do fundo do mar pela draga. Com isso, uma força-tarefa instantaneamente é montada. Uma retroescavadeira tenta puxar a máquina, mas não consegue.

Em poucos minutos os funcionários conseguem desviar a tubulação que traz a areia e a água do mar, possibilitando o escoamento e a saída da esteira, que acaba sendo puxada por outra máquina através de um cabo.

Os minutos de tensão para os que presenciaram a cena não são incomuns em uma obra como essa, explica a secretária municipal de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloisa Lenzi. As máquinas pesadas atuam sobre uma verdadeira areia movediça, ainda mais afetada pelo tempo instável.

> Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú; veja ao vivo

— É importante para que as pessoas vejam que o solo está encharcado e que mesmo que tenham partes mais secas, não é possível andar no local ainda — alerta.

As máquinas atuam na Barra Sul, primeiro trecho do alargamento a ser entregue. A draga deve terminar o transporte da areia para este ponto nesta sexta-feira (17). Depois, seguirá para o Norte da praia. As equipes então farão os acabamentos na Barra Sul para a liberação aos banhistas, que deve acontecer "em breve", conforme a secretária.

Leia também

Obras na Alameda Rio Branco voltarão a interferir no trânsito de Blumenau

Bancada de SC cobra contrapartida do governo Bolsonaro aos R$ 465 milhões das rodovias

Quando e como os R$ 465 milhões de SC chegarão às rodovias federais

Rota do Enxaimel, em Pomerode, é indicada pelo Ministério do Turismo a prêmio internacional

Colunistas