A paixão pelo café desde a infância se tornou um negócio de sucesso nacional para Rodrigo Pozolo, fundador de uma marca de bebidas especiais em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. A empresa Cafecito é uma companhia de cafés torrados que tem contrato com clubes de futebol e uma das maiores marcas esportivas do Brasil. Nesta semana, a cafeteria lançou uma edição especial de cafés do Palmeiras em homenagem a um dos maiores ídolos do clube. 

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Tudo surgiu em 2019, como um empreendimento familiar. No entanto, em pouco tempo, com a chegada da pandemia em 2020, o negócio precisou se inovar. Foi aí que Rodrigo implementou a torrefação e a produção de cafés especiais. Assim, a marca passou a se estabelecer na cidade litorânea de cerca de 30 mil habitantes e a se expandir para outras regiões. 

Em 2021 foi aberta uma nova unidade em Balneário Camboriú, o que potencializou o negócio. Atualmente, mais de 300 cafeterias brasileiras contam com os produtos da marca. Esse crescimento passou a atingir públicos além dos consumidores convencionais, chegando à área do esporte em 2024. 

— No ano passado a gente fechou um contrato muito importante com o Barcelona, da Espanha. Porém, ficou complicado trabalhar com um time fora do Brasil, devido às movimentações serem engessadas. Aí surgiu a oportunidade de negociar com o Palmeiras, onde fomos super bem recebidos — conta Rodrigo. 

A loja física da empresa está localizada no Centro de Garopaba, na rua Enéas Faraco Guimarães.

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Veja fotos da empresa que produz o café do Palmeiras

O café do Palmeiras e do “São Marcos”

Hoje o Cafecito tem dois grandes contratos dentro do esporte. Um deles é com o clube de futebol Palmeiras. O time paulista conta com a terceira maior torcida do país, segundo levantamento da Ipsos-Ipec em parceria com o jornal “O Globo”. Entre as linhas de cafés especiais do clube estão o Tradição e Raça, Alma Palestrina e Palestrino Raiz. 

Já a edição especial “Santo Café”, foi lançada nesta semana em homenagem ao Marcos, ex-goleiro e ídolo palmeirense. Segundo Rodrigo, todo o contexto de lançamento possuí conexão com o ex-atleta. Começando pelo nome que faz alusão ao apelido “São Marcos”. Além disso, a data e horário foram escolhidos a dedo: dia 12 de agosto, às 12h12min, relembrando a camisa (12) que utilizava o goleiro. 

Mas as conexões não param por aí: o café é inspirado em uma famosa e polêmica cena do ídolo palestrino. 

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— Ele tomou um cafezinho durante uma partida da Libertadores. Dessa forma lançamos 1999 latas comemorativas [em alusão ao time do ano de 99] e numeradas. Temos também o café “Tradição e Raça”, que deve ser de recorrência — explica o empresário. 

A cena aconteceu na edição da Copa Libertadores do ano 2000, quando a lenda do verdão tomou um copo de café durante uma partida contra o The Strongest, da Bolívia. Naquele momento o Palmeiras vencia o jogo com certa tranquilidade no antigo Palestra Itália, quando a transmissão mostrou ele com um pequeno copo plástico, encostado em uma das traves. 

A famosa cena do goleiro Marcos bebendo café durante o jogo (Foto: Globo/Fundo do Baú, Reprodução)

O placar foi de 4 a 0 para os paulistas, e Marcos admitiu que a bebida era café. Ele ingeriu para “esquentar o corpo” devido ao frio que fazia no estádio. O ato gerou polêmica, tanto que os bolivianos não gostaram. No jogo de volta, o The Strongest venceu por 4 a 2 os palestrinos, e como comemoração, os donos da casa fingiam tomar café, em frente ao palmeirense. 

— O cafezinho deu uma polêmica do caramba. Se eu tivesse tomado suco ou água, ninguém tinha falado nada — disse Marcos, na época.

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Sucesso nacional do café de empresa de SC

De acordo com Rodrigo, o sucesso está ligado à paixão e o cuidado com que os grãos são torrados e processados. Hoje a Cafecito conta com um torrador industrial, com capacidade de produção de até 32,2 toneladas mensais e 374 toneladas por ano. O café é 100% arábica e a linha de produção conta com os padrões da SCA, classificação de café verde, torra e armazenamento. 

As bebidas da marca de Garopaba possuem diversas variedades, como o Açúcar Selvagem, Aroma Dourado e Tesouro da Montanha, que são destinados a cafeterias de todo o Brasil. Além disso, atualmente o empreendimento tem um contrato junto a Mormaii, empresa brasileira de artigos de surfe e esporte em geral. Existem as edições Flow, Original e Light Up, além da parceria com o club Green Valley.

— No próximo mês lançaremos ainda embalagens flexíveis — completa o empresário. 

As embalagens chegaram a ser premiadas no Prêmio Abre, em 2024.

Os cafés da Cafecito

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