O processo de formação de uma nova frente fria favorece o retorno da condição de chuva em todas as regiões do Estado, nesta quinta-feira (11). Devido aos altos volumes de chuva previstos, de 50 a 80 milímetros, associados aos níveis mais elevados e o solo encharcado, o risco é alto para inundações alagamentos e enxurradas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

As inundações devem ocorrer na região do Alto Vale do Itajaí, podendo atingir níveis de emergência em municípios como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul, entre a noite de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta (12).

Já nas regiões do Médio e Baixo Vale, e nas bacias hidrográficas da região do Planalto Sul, os rios devem se manter em níveis de atenção.

A chuva está prevista para começar pelas áreas de divisa com o Paraná entre a madrugada e o início da manhã e se espalha pelas demais regiões ao longo do dia. Nas áreas em laranja (ver mapa abaixo) se concentram os maiores volumes previstos de chuva, que devem se concentrar principalmente entre meados da tarde de quinta (11) e madrugada de sexta-feira (12).

Continua depois da publicidade

Alerta de chuvas (Foto: Divulgação, Defesa Civil)

Nestas áreas, há risco alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas. Assim, na noite desta quarta-feira (10) serão, novamente, fechadas as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Fique atento também aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além de inclinação de árvores e postes.

Frio intenso continua

O tempo instável e chuvoso combinado à presença de uma massa de ar frio, de origem polar, mantêm as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando de 15°C. O vento deve ser fraco e apresentar direções variadas pelo Estado, exceto na área costeira, onde soprará do sul.

Na madrugada, as temperaturas variam entre 2°C e 7°C entre o Grande Oeste, Planalto Sul e parte do Planalto Norte e de 7°C a 14°C nas demais regiões. À tarde, em função da chuva, as temperaturas variam entre 7°C e 15°C pelo Estado, mantendo risco moderado a alto para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Continua depois da publicidade

Veja a temperatura em cada região