Referência no mundo do fisiculturismo, Marcelo Pedro da Cruz vive o auge da sua carreira aos 40 anos. Nascido em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, o atleta reúne títulos e tem uma rotina pesada de treinos com famosos. Atualmente, o profissional mora em São Paulo e compartilha o dia a dia de treinador da competição Olympia nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
O atleta acredita que pequenas mudanças geram grandes resultados, por isso leva esse lema para a sua vida e carreira. Quando começou a se aventurar nos esportes, Marcelo era adolescente, tinha apenas 11 anos. Nessa época, ele se apaixonou pelo handebol e, ao longo dos anos, se tornou profissional na área.
Veja fotos
Mas foi ainda na adolescência que Cruz entendeu a importância do esporte na vida. Aos poucos, foi se arriscando em novas oportunidades e chegou a ser treinador de handebol. Foi só aos 30 anos que encontrou a sua verdadeira paixão: o fisiculturismo.
Como já fazia musculação desde adolescente, prática que era aliada ao handebol, a transição de área foi tranquila. No entanto, enfrentou desafios como em qualquer esporte novo.
— Quando eu iniciei eu tinha 70 kg. No meu auge como atleta eu cheguei a pesar 138 kg. Então, se você for uma pessoa disciplinada, organizada, entender que o processo da musculação, como tudo na vida, é você plantar essa semente e ir regando todos os dias, cuidando dela para você ter um resultado a longo prazo — revela.
Continua depois da publicidade
Treinos e dieta
Cruz é referência no mundo do fisiculturismo, o que significa que sua dieta é bem planejada e seus treinos são pesados. Atualmente, toda a sua vida é regrada para manter seu peso entre 125 kg e 127 kg.
A poucos meses de completar 41 anos, Cruz compete pelo Masters Olympia, a competição de fisiculturismo profissional mais prestigiada do mundo. Criado em 1994, é uma divisão do Mister Olympia voltada para fisiculturistas veteranos, geralmente com 40 anos ou mais. Em agosto de 2025, o atleta representou o Brasil e participou da competição em Tóquio, no Japão.
Confira um pouco do treino de Cruz
Cruz ainda revelou, em entrevista ao NSC Total, detalhes da dieta que segue para manter o shape. Apenas em um dia, por exemplo, ele come cerca de um quilo de arroz e toma mais de oito litros de água.
Continua depois da publicidade
Sua alimentação é rica e balanceada, com porções distribuídas de proteína, carboidrato e gordura. Na segunda refeição do dia, ele come 450 grama de arroz, 150 gramas de tilápia e 10 gramas azeite de oliva.
— A alimentação é muito mais importante que o treino para quem visa tanto ganho de massa muscular quanto perder gordura. Então, uma pessoa bem organizada, bem regrada, ela colhe muitos frutos. Não só no corpo, mas também na mente, na vida profissional, porque tudo vai melhorar — afirma.
Treinador dos famosos
Nos últimos 11 anos, Marcelo Cruz passou por diversos estágios na carreira, como das quadras aos palcos. Mas, em 2025, ele anunciou que expandiria os seus conhecimentos e compartilharia com outros atletas.
— Muitas pessoas têm medo de treinar com um treinador de alta performance. Mas se você criar estratégias, você consegue extrair o máximo de todo o público. Além de treinar os meus atletas, eu treino junto. E a dieta para mim é uma coisa inegociável. Eu parto daquele princípio: eu arrasto pelo exemplo, porque falar é muito fácil — diz.
Continua depois da publicidade
Cruz treina diversos atletas de alto rendimento, como surfistas, fisiculturistas e judocas. Na lista de clientes, estão Ítalo Ferreira, surfista e campeão olímpico; William Lima, judoca e também campeão olímpico; Matheus Menegate, fisiculturista; e Sophia Bianco, que possui mais de dois milhões de seguidores no Instagram.
— Treinar essas celebridades é muito gratificante, porque você está sendo reconhecido — afirma.
Vida e casamento em São Bento do Sul
Nascido e criado em Santa Catarina, Cruz viveu momentos especiais em São Bento do Sul, como o seu casamento com a também atleta Dani Cruz. Em 28 de janeiro, o casal completou 14 anos de matrimônio. Para comemorar a data, compartilharam fotos da cerimônia realidade no Planalto Norte catarinense, que mostram como eram diferentes naquela época.
Cruz viveu em São Bento do Sul até os 14 anos, depois morou em outras cidades, como Itajaí, até se mudar para São Paulo.
Continua depois da publicidade



















