Ramon Dino na prévia do Mr. Olympia 2025 (Foto: Reprodução, Vavo.media)
O mundo do fisiculturismo ficou completamente agitado no fim de semana com o Mr. Olympia 2025, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Fisiculturistas do mundo inteiro se apresentaram para mostrar a juízes e público seus corpos extremamente definidos, com musculatura destacada e quase nada de gordura corporal em diversas categorias para homens e mulheres.
Continua depois da publicidade
Além de “shapes” mais do que em dia, outra coisa que chama a atenção. As peles dos bodybuilders são cobertas por produtos cuja coloração lembra muito um bronzeamento artificial reforçado. São as tintas corporais, obrigatórias e quase uma marca registrada na modalidade, além de óleos especiais para ralce de brilho.
Os brasileiros no Mr. Olympia 2025
1
Ramon Dino (Foto: Reprodução, Redes Sociais)
Isa Pereira Nunes (Foto: Reprodução, redes sociais)
Luiz Esteves (Foto: David Becerra, Redes sociais, Reprodução)
O uso das tintas corporais é para realçar os detalhes do corpo durante as apresentações. Nesses eventos, a iluminação costuma ser forte e o excesso de luz pode refletir demais na pele, especialmente as mais claras, e não permitir que juízes e plateia vejam a musculatura corretamente.
Por isso, esses produtos são aplicados nos competidores antes de subirem ao palco para realçar o corpo – normalmente por meio de um jato em cabines – da forma mais homogênea possível. Ele também ajuda a disfarçar ou mesmo cobrir marcas na pele, tatuagens e cicatrizes. Como seu efeito tende a ser de opacidade, é aplicado um óleo corporal por cima, aí sim, para dar o brilho peculiar.
Continua depois da publicidade
Além disso, é imprescindível esfoliar a pele pelo menos uma semana antes do evento para que a tinta não escorra e fique mais uniforme possível. Além do jato em cabines, alguns atletas optam por pintar em casa com uma espécie de spray e esponja para retocar as imperfeições.
Mais do que um artifício, o uso do produto é obrigatório. As federações exigem para que todos os atletas sejam avaliados de forma igual.
Do que é feita a tinta corporal usada nos atletas do Mr. Olympia
Cada produto tem especificações diferentes, mas a maioria é feita de autobronzeadores, pigmentos para realçar a tonalidade da pele e óleos. Confira:
Di-hidroxiacetona (DHA): O DHA reage com os aminoácidos na camada superficial da pele, resultando em uma cor temporária semelhante ao bronzeado;
Corantes e pigmentos: adicionados para intensificar a cor e garantir uma cobertura uniforme;
Óleos: A formulação pode incluir óleos para dar brilho e realçar ainda mais os músculos, além de outros agentes que auxiliam na aplicação e remoção do produto.
Continua depois da publicidade
Normalmente o produto fica na pele por, pelo menos, uma semana após a aplicação e sai naturalmente, mas deixa um aspecto um pouco “alaranjado” e com uma tonalidade mais escura nesse período. O que sai logo após a apresentação, num banho normal, são os óleos aplicados para realçar o brilho na pele dos atletas.
Há relatos deque nas primeiras horas após a limpeza inicial da pele, haja casos de manchas em roupas, lençóis e outros objetos em contato com ela, mas que não se repetem nos dias seguintes.