A etapa de matrículas para 2026 está em andamento, e com ela, inicia um período muito importante para as famílias que buscam Ensino Infantil, Fundamental ou Médio. Para escolher uma instituição que atenda às necessidades da criança e do adolescente, o processo precisa ser feito a partir de uma análise criteriosa das propostas pedagógicas, ambiente, acolhimento, rotina organizacional e práticas que sustentam o desenvolvimento integral.
Continua depois da publicidade
O processo exige observação de estrutura física, metodologia, relação com estudantes, formação docente e mecanismos de acompanhamento emocional. Escolas que integram esses elementos tendem a oferecer experiência mais estável e alinhada a expectativas de famílias que buscam ensino de qualidade.
Colégio em SC fortalece acolhimento
Com mais de 35 anos de atuação em Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, o Colégio Unificado aposta em um conjunto de práticas voltadas ao equilíbrio entre formação acadêmica e socioemocional. Desde os primeiros dias de aula, a metodologia foca em acolhimento como eixo central do trabalho.
— Um dos pilares do Colégio Unificado é ser uma escola acolhedora desde o momento em que recebemos a visita de um aluno novo. Nosso objetivo é que ele se sinta bem desde seu primeiro contato com a unidade — afirma a psicóloga educacional da instituição, Taciana Hass Miron.
A chegada de novos estudantes é acompanhada pela equipe de psicologia, o que torna o início do ano mais seguro. Além disso, toda a jornada também é acompanhada por profissionais que atuam de forma próxima junto aos estudantes.
Continua depois da publicidade
— Se tornando aluno Unificado, nos primeiros dias de aula, ele será convidado para uma conversa com a psicóloga escolar, a fim de dar ao aluno as boas-vindas, e saber como ele foi recebido por sua turma e seu professor. Neste encontro, a profissional também conhecerá brevemente a história escolar do aluno e os motivos que o trouxeram até o Unificado — conta.
De acordo com a psicóloga, o Unificado tem orgulho de conhecer estudantes e familiares, e acompanhar cada um deles na formação socioemocional e acadêmica. É por isso que o acompanhamento é contínuo, para garantir que eles sejam incluídos de forma positiva e adequada às turmas.
Inclusão e estabilidade na rotina
A organização pedagógica da instituição também contempla um processo estruturado de seleção de professores, rotina escolar claramente definida e sistema de avaliação holístico. A proposta busca estabilidade na trajetória acadêmica e observação ampla das competências dos estudantes.
— No decorrer do ano letivo, em conjunto com a coordenação de turno, a psicóloga escolar identifica os alunos com dificuldades de aprendizagem, de relacionamento interpessoal, e aqueles com comportamentos inadequados, tomando as devidas providências — comenta a psicóloga.
Continua depois da publicidade
Quando há necessidade, os atendimentos individuais são realizados com o acompanhamento da equipe de especialista. Os responsáveis também são convidados para o acompanhamento, em casos que demandam envolvimento familiar.
A instituição mantém, ainda, um calendário com atividades esportivas, recreativas e culturais, além de ações de sustentabilidade e solidariedade. As práticas contribuem para a vivência escolar dinâmica e estimulam a participação em diferentes espaços da rotina estudantil.
— É através do trabalho preventivo executado pelo colégio, que criamos, de forma individual ou coletiva, a relação afetiva e de confiança que os alunos precisam para se sentirem a vontade de buscar pela escuta psicológica, tendo através dela, a oportunidade de relatarem suas ansiedades, frustrações ou anseios. — finaliza a psicóloga.
Matrículas para 2026 estão abertas
Para as famílias que desejam conhecer de perto a proposta do Colégio Unificado, as matrículas para o próximo ano estão abertas. Ainda, a instituição abre as portas para que os familiares conheçam toda a estrutura escolar antes de tomar uma decisão.
Continua depois da publicidade

