A divulgação do gabarito oficial do segundo dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 será antecipada para esta quarta-feira (19), de acordo com o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A decisão foi tomada depois de três questões da prova serem anuladas após uma polêmica que envolve o suposto vazamento das perguntas.
Continua depois da publicidade
Em nota, publicada das redes sociais, o Inep afirma que a anulação das questões aconteceu após a identificação da “antecipação de questões similares”. A partir disso, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu pela anulação.
“O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição. Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens”, afirma o órgão.
Segundo o Inep, a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e “garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”.
“O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, finaliza a nota.
Continua depois da publicidade
Veja a postagem
Entenda o que aconteceu
Uma live foi transmitida no Youtube pelo universitário Edcley Teixeira, que vende cursos preparatórios para estudantes, no dia 11 de novembro — ou seja, cinco dias antes do segundo dia de provas, onde os candidatos tinham que responder questões sobre Ciência da Natureza e Matémática.
Ele exibiu, por exemplo, uma questão de Biologia com quatro alternativas idênticas às do exame aplicado dias depois, além de outra, sobre ruído sonoro, que reproduzia a mesma função matemática e valores numéricos. Os materiais que ele disponibilizou aos alunos traziam ainda outras questões com semelhanças diretas às do Enem 2025.
Edcley justifica a “previsão” das perguntas dizendo ter memorizado itens do Prêmio Capes Talento Universitário, que, segundo ele, serviriam como pré-teste do Enem. A informação não foi confirmada pelo pelo governo.
Continua depois da publicidade












