Mais de 250 mil pessoas assistiram ao desfile que simbolizou o início oficial da Oktoberfest 2025 em Munique, na Alemanha. Ao todo, 9 mil desfilaram pelas ruas e foram do centro da histórica capital bávara até o Theresienwiese, local em que as celebrações ocorrem. Assim como no sábado, o dia foi marcado por céu azul e temperaturas dignas de primavera, o que levou centenas de milhares à maior festa alemã do mundo.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2025
O megadesfile percorreu sete quilômetros pela cidade – quatro vezes e meio mais do que a extensão da Rua XV de Novembro, em Blumenau. Ainda a título de comparação, só para se ter ideia, o público que prestigiou em um único dia o tradicional desfile de trajes típicos é praticamente metade de todos os 19 dias de folia da festa blumenauense. Foram 60 grupos temáticos que transformaram as ruas de Munique em um verdadeiro tapete colorido em celebração à cultura.
A abertura do superdesfile alemão ficou a cargo da polícia montada de Munique, fundada em 1898 pelo príncipe regente Luitpold da Baviera, que liderou o desfile com seis cavalos e o encerrou com mais quatro, garantindo a segurança e o ritmo da procissão. Logo em seguida, veio a Banda de Meninos de Nördlingen, criada em 1924 como instituição municipal, com 70 jovens músicos em uniformes inspirados nos soldados da cidade do século 17.
Um dos momentos mais aguardados foi a recriação do rei Ludwig e da rainha Therese, em homenagem ao bicentenário de ascensão ao trono, transportados em uma carruagem real com trajes elegantes. Essa encenação remete diretamente às origens da Oktoberfest, criada em 1810 para celebrar o casamento do então príncipe coroado Ludwig com a princesa Therese de Saxe-Hildburghausen.
Continua depois da publicidade
Esse foi o segundo desfile da Oktoberfest de Munique. O precursor de 2025, que antecedeu a sangria do primeiro barril, contou com a presença de uma delegação de Blumenau que envolveu o prefeito Egidio Ferrari (PL), a primeira-dama Rose Ferrari, a realeza da festa e o diretor-presidente da Vila Germânica, Guilherme Guenther. Foi a primeira vez em que autoridades de Blumenau participaram, de forma oficial, do evento.
Leia também
De bet a hotel fazenda, Oktoberfest Blumenau 2025 terá número recorde de patrocinadores
Música tema da Oktoberfest Blumenau 2025 celebra união: “Nunca ficamos sozinhos na chuva”
Quer desfilar de graça na Oktoberfest Blumenau 2025? Aberto pré-cadastro para interessados

















