Um meteoro cruzou o céu de Portugal e da Espanha no sábado (18) e foi registrado por diversos moradores dos dois países. Uma menina que gravava um vídeo em Portugal se surpreendeu quando a imagem foi tomada pela luz do fenômeno.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

Ela aparece sorrindo no vídeo segundos antes de a rocha brilhante atravessar o céu e fazer “a noite virar dia” e iluminar tudo de azul por alguns segundos. Nas imagens, é possível ver o rastro do meteoro marcado no céu atrás da menina.

Veja o vídeo

Além de Portugal, o fenômeno também foi registrado na Espanha, e os registros logo se espalharam pelas redes sociais. O Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, registrou o ocorrido por volta das 0h46 e chamou o objeto de “enorme bola de fogo”. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

O professor José María Madiedo, principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, também confirmou o ocorrido.

O especialista explica que esses meteoros brilhantes são chamados de bólidos. Eles são rochas que se desprenderam de cometas, e entraram em alta velocidade na atmosfera, com início da parte luminosa do evento em uma altura de 122 quilômetros, e fim em uma altitude de 54 quilômetros acima da superfície.

A rocha se desintegrou na atmosfera, afirma o pesquisador. Autoridades não registraram queda de fragmentos de meteoro na terra até o domingo (19).

Madiedo ainda explicou que a luminosidade da “bola de fogo” era muito maior do que a da lua cheia, e podia ser vista a mais de 800 quilômetros de distância.

Continua depois da publicidade

Leia também

Sonda espacial capta imagem de “aranhas” em Marte; entenda

Dia Mundial da Astronomia: Três planetários para observar as estrelas do céu de SC

Destaques do NSC Total